Brasil

Dilma submete ao Senado nomes para Anvisa

Foram enviados os nomes de Jarbas Barbosa e Fernando Mendes


	O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa: apesar das movimentações de Renan Calheiros, Barbosa é considerado o favorito para assumir o comando da Anvisa
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa: apesar das movimentações de Renan Calheiros, Barbosa é considerado o favorito para assumir o comando da Anvisa (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2015 às 09h01.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal para apreciação os nomes de Jarbas Barbosa da Silva Júnior e de Fernando Mendes Garcia Neto como indicações para ocupar cargos de diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão atende, ao menos em parte, ao pleito do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que reivindica a indicação de um nome para uma vaga na diretoria da agência, mas quer que seu indicado seja alçado à presidência do órgão, e também ao pleito do ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Segundo mensagem publicada no Diário Oficial da União, Jarbas Barbosa, que é secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e é o nome de Chioro, foi indicado para ocupar a vaga decorrente do término do mandato de Dirceu Brás Aparecido Barbano, que foi diretor-presidente do órgão por dois mandatos.

Já Fernando Mendes, afilhado político de Renan e atual diretor adjunto de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, entrará na vaga deixada por Jaime César de Moura Oliveira, diretor que atuou como presidente interino da agência de outubro de 2014 até o mês passado, quando renunciou ao cargo.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, apesar das movimentações de Renan, Barbosa é considerado o favorito para assumir o comando da Anvisa.

Os dois indicados precisam passar por sabatina na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) e ter os nomes aprovados tanto na Comissão quanto no Plenário da Casa.

ANS

Na edição do Diário Oficial desta terça-feira, 28, Dilma ainda enviou para apreciação do Senado a indicação de Karla Santa Cruz Coelho para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Ela deve ocupar a vaga decorrente do término do mandato do médico cardiologista André Longo Araújo de Melo, que presidiu o órgão no período de fevereiro de 2013 a janeiro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:AnvisaDilma RousseffPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento