Brasil

Dilma x Lula x FHC: 3 quedas de popularidade em 2 gráficos

Informação é da pesquisa CNI-Ibope divulgada hoje; Lula é o que menos sofreu com queda de aprovação no início do segundo mandato

Dilma Rousseff: maior desaprovação em 27 anos de pesquisa CNI-Ibope (REUTERS/Mike Segar)

Dilma Rousseff: maior desaprovação em 27 anos de pesquisa CNI-Ibope (REUTERS/Mike Segar)

Raphael Martins

Raphael Martins

Publicado em 30 de setembro de 2015 às 12h34.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 13h22.

São Paulo – Dilma Rousseff é a presidente reeleita com maior queda de popularidade na transição de um mandato para o outro, segundo pesquisa CNI-Ibope divulgada hoje (30). Tanto Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciaram o segundo mandato com popularidade reduzida, mas Lula foi o que caiu menos.

A avaliação de Ótimo/Bom da presidente Dilma caiu de 40% em dezembro do ano passado para 12% em março de 2015. O menor resultado foi de 9% em junho. O tópico Ruim/Péssimo subiu de 27% para 64% entre dezembro e março.

Apesar de a queda de popularidade se mostrar como uma tendência pós-reeleição, seu antecessor, Lula, teve uma redução quase inexpressiva. O índice Ótimo/Bom desceu de 57% para 50%, enquanto a rejeição ficou na casa dos 20%.

FHC já enfrentou mais dificuldades: avaliação Ótimo/Bom caiu de 40% para 16%. Isso significa apenas 4 pontos percentuais de diferença para o deslize de Dilma Rousseff.

O problema é que Dilma não se recuperou. Neste mês, a presidente atingiu o pico de rejeição, com 69% de avaliação Ruim/Péssimo em seu governo. É o pior índice dos 27 anos da pesquisa CNI-Ibope e da redemocratização.

Os 10% de Ótimo/Bom ficam muito próximo de sua pior marca e se assemelham ao de José Sarney em 1989.

Gráfico da pesquisa CNI-Ibope mostra os índices de Ótimo/Bom dos presidentes ao longo do mandato. Todos os reeleitos têm queda na transferência de mandato, mas a de Dilma é a maior (Reprodução)

Gráfico da pesquisa CNI-Ibope mostra os índices de Ruim/Péssimo dos presidentes ao longo do mandato. Os reeleitos também tem alta nesse índice (Reprodução)

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaIbopeLuiz Inácio Lula da SilvaFernando Henrique CardosoCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Brasil

Temer não vê sucesso em anistia unilateral e chama ataque de Tarcísio a Moraes de 'infelicidade'

'Traidor da Constituição é traidor da Pátria', diz Alckmin em ato pela democracia

Fachin se reúne com Lula para entregar convite de sua posse na presidência do STF

Hugo Motta reúne líderes para tentar dar um desfecho à pressão por anistia