Brasil

Dodge se reúne com OEA para discutir sobre notícias falsas nas eleições

O encontro ocorre logo após a chefe da missão do órgão, Laura Chinchilla, chamar de fenômeno "sem precedentes" a disseminação de notícias falsas no Brasil

Dodge: a difusão de fake news se tornou assunto recorrente no país desde o primeiro turno das eleições (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Dodge: a difusão de fake news se tornou assunto recorrente no país desde o primeiro turno das eleições (Antônio Cruz/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 11h41.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reúne-se hoje (26) à tarde com integrantes da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O encontro ocorre a dois dias do segundo turno e logo depois de a chefe da missão, Laura Chinchilla, chamar de fenômeno "sem precedentes" a disseminação de notícias falsas na internet e aplicativos.

A difusão de fake news se tornou assunto recorrente no país desde o primeiro turno das eleições. A procuradora e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestaram sobre o tema. A Polícia Federal também está atenta às denúncias e faz investigações.

Nesta quinta-feira (25), em São Paulo, a ex-presidente da Costa Rica Laura Chinchilla disse que o fato preocupa o grupo de especialistas, que deu o alerta já no primeiro turno das eleições.

"Outro fator que tem nos preocupado, e isso alertamos desde o primeiro turno, e que se intensificou neste segundo, foi o uso de notícias falsas para mobilizar a vontade dos cidadãos. O fenômeno que estamos vendo no Brasil talvez não tenha precedentes, fundamentalmente porque é diferente de outras campanhas eleitorais em outros países do mundo."

O grupo de observadores reúne 48 especialistas de 38 nacionalidades. Eles vão se dividir entre o Distrito Federal e 11 estados para o acompanhamento do segundo turno das eleições.

Ao final, será elaborado um relatório que vai ser encaminhado à Organização dos Estados Americanos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Fake newsOEARaquel DodgeTSE

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026