Brasil

Dois a cada 10 pacientes recusam exame de próstata

O levantamento, baseado em 15 mil atendimentos, chama a atenção porque se refere a homens já integrados à rede de saúde e cientes de que o procedimento é importante

Chefe do Centro de Referência, o urologista Joaquim Claro afirma que a recusa ainda decorre de preconceito (Stock.xchng)

Chefe do Centro de Referência, o urologista Joaquim Claro afirma que a recusa ainda decorre de preconceito (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2012 às 15h33.

São Paulo - De cada 10 homens atendidos pelo Ambulatório de Urologia do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da secretaria estadual de Saúde de São Paulo, dois se recusaram a passar pelo exame de toque em 2011. O levantamento, baseado em 15 mil atendimentos, chama a atenção porque se refere a homens já integrados à rede de saúde e cientes de que o procedimento é importante na detecção precoce do câncer de próstata - o tipo de tumor mais frequente na população masculina da cidade.

Chefe do Centro de Referência, o urologista Joaquim Claro afirma que a recusa ainda decorre de preconceito e do mito de que o procedimento seria um atentado contra a masculinidade. O exame de toque, também chamado de físico-retal, e a testagem do sangue para medir o PSA (antígeno prostático específico) são as principais formas de identificar tumores nessa região em sua fase inicial, quando a chance de cura é de 90%. Só em 2012, a capital deve ter 4.730 novos casos da doença.

Para os mais resistentes ao exame, os coordenadores do levantamento chegaram a recomendar que conversassem com suas famílias e, no caso dos religiosos, até com as autoridades da igreja. Tudo isso, segundo os médicos, ajuda o paciente a considerar melhor a possibilidade de passar pelo procedimento. Mesmo assim, 20% dos homens permaneceram irredutíveis. A população analisada tinha entre 45 e 70 anos. As informações são do Jornal da Tarde.

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoençasHomensSaúde

Mais de Brasil

"Inaceitável e arbitrária", afirma Lula sobre revogação de vistos de ministros do STF pelos EUA

Donald Trump mira e a 25 de Março reage: como comerciantes avaliam investigação dos EUA

Bolsonaro será preso? Entenda os próximos passos do processo no STF

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA