Brasil

Doria dispara 11 pontos e empata com Russomanno; Marta cai 5

Doria subiu 11 pontos em comparação com o censo anterior, em que aparecia empatado no segundo lugar, com 17%


	João Doria: ele subiu 11 pontos em comparação com o censo anterior, em que aparecia empatado no segundo lugar, com 17%
 (Divulgação / Facebook João Doria)

João Doria: ele subiu 11 pontos em comparação com o censo anterior, em que aparecia empatado no segundo lugar, com 17% (Divulgação / Facebook João Doria)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 26 de setembro de 2016 às 21h20.

São Paulo - A menos de uma semana para as eleições municipais, João Doria (PSDB) disparou nas intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, com 28% das preferências, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (26).

O candidato do PSDB subiu 11 pontos em comparação com o censo anterior, em que aparecia com 17% das intenções, técnicamente empatado com Marta Suplicy (PMDB).

Celso Russomanno (PRB), com 24%, caiu seis pontos percentuais em relação a pesquisa anterior, quando liderava a disputa com 30% das intenções de voto. 

A candidata Marta Suplicy (PMDB), por sua vez, mostrou uma variação negativa, com cinco pontos a menos, e aparece em terceiro lugar, com 15% das intenções de voto. 

Com o maior índice de rejeição (47%), o prefeito Fernando Haddad (PT) cresceu 3 pontos na pesquisa, mas permanece atrás de Marta, com 12% das preferências.

Já a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) registrou 4% das intenções - um ponto percentual a menos do registrado há pouco mais de dez dias.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa do Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo e ouviu 1.204 eleitores da capital entre os dias 23 e 25 de setembro.

Segundo turno

O Ibope também realizou simulações de cenários para um eventual segundo turno em São Paulo. Caso João Doria e Celso Russomanno se enfrentem no dia 30 de outubro, o candidato do PSDB ganharia com 41% dos votos contra 37% para Russomanno.

O cenário se inverteu desde a última pesquisa, que mostrava que Russomanno ganhava com 49% sobre 28% do rival.

Marta só ganharia numa disputa contra Haddad com 43% contra 25%. O atual prefeito perde em todas as seis simulações.

Rejeição

Haddad lidera com 47% de rejeição entre os candidatos, na frente de Levy Fidelix (30%), que tem apenas 1% das intenções de voto. Logo depois, aparece Marta Suplicy (28%), Luiza Erundina (27%) e Celso Russomanno (25%).

Além de ser o candidato com a maior intenção de voto, Doria também aparece com uma das menores porcentagens de rejeição, de 17%.

Segundo o Ibope, a administração de Haddad foi desaprovada por 69% dos entrevistados, enquanto que 25% afirmaram que aprovavam sua gestão para a capital paulista.

Texto atualizado às 20h12

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesIbopeMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU