Brasil

Eleições 2022: Fátima Bezerra é eleita governadora do RN com 58,29% dos votos válidos

O estado do Rio Grande do Norte teve nove nomes disputando o cargo de de governador nas eleições de 2022

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos (Marcos Oliveira/Agência Senado)

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos (Marcos Oliveira/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2022 às 20h35.

A candidata Fátima Bezerra (PT) venceu a disputa a governador do estado do Rio Grande do Norte nas eleições 2022, de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 91,49% das urnas apuradas, Fátima obteve 58,29% dos votos válidos e Fábio Dantas (Solidariedade) recebeu 22,24%. Em terceiro ficou Capitão Styvenson (Podemos), com 16,89%, em um resultado que foi definido no voto a voto.

Clique aqui para ver o resultado das eleições 2022 no Brasil e em todos os estados

A atual governadora Fátima Bezerra (PT) venceu no segundo turno das últimas eleições e conquistou reeleição neste ano. Em 2018, a decisão foi entre ela e Carlos Eduardo (PDT), sendo a petista vencedora do confronto, com 57,60% dos votos válidos.

VEJA O RESULTADO COMPLETO DA VOTAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE

Estado que abriga a capital país, o pleito no estado do Rio Grande do Norte em 2022 teve nove nomes disputando o cargo de governador:

  • Bento (PRTB)
  • Capitão Styvenson (Podemos)
  • Clorisa Linhares (PMB)
  • Danniel Morais (PSOL)
  • Fábio Dantas (Solidariedade)
  • Fátima Bezerra (PT)
  • Nazareno Neris (PMN)
  • Rodrigo Vieira (DC)
  • Rosália Fernandes (PSTU)

Quando é o segundo turno?

Para o cargo de governador, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. Em 2022, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.

Não foi votar? Como justificar ausência do voto

Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo?

O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.

Quem é obrigado a votar e justificar a ausência

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.

LEIA TAMBÉM

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:PolíticaEleiçõesEleições 2022

Mais de Brasil

Tarifa do ônibus faz brasileiros deixarem de visitar parentes, ir a consultas e até procurar emprego

Conselho de Ética avalia abertura de processo contra Eduardo Bolsonaro

Relator afirma que votação de PL da anistia pode ser adiada diante de impasse sobre texto

Moraes suspende lei sancionada pelo governo de SP que regulamentava mototáxi