Brasil

Eleições 2022: pode levar crianças para votar?

Neste domingo, 30, eleitores definem segundo turno da disputa de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) à Presidência

Eleições: não há regras do TSE sobre a companhia de crianças na hora da votação (RafaPress/Getty Images)

Eleições: não há regras do TSE sobre a companhia de crianças na hora da votação (RafaPress/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2022 às 15h42.

Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 16h09.

Neste domingo, 30, acontece o segundo turno das eleições presidenciais. Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputam a Presidência da República e a previsão é de que as urnas sejam fechadas às 17h. Embora o voto só seja obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para adolescentes com mais de 16 anos, idosos acima de 70 anos e pessoas analfabetas, muitas dúvidas surgem sobre a permissão para levar crianças à seção eleitoral. Pode, afinal, levar crianças na hora da votação?

Leia tudo sobre como votar

A resposta é, sim. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não há determinação que proíba a que eleitores votem acompanhados de crianças de qualquer idade. Existem, no entanto, alguns pontos que devem ser observados.

O sigilo do voto não pode ser comprometido. Caberá ao mesário responsável pela seção eleitoral determinar se o acesso deve ser limitado caso haja interferência no funcionamento da processo de eleição ou que prejudique o sigilo do voto. Nesse caso, o presidente da mesa deverá orientar os responsáveis pela criança.

Não foi votar? Como justificar ausência do voto

Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro ou do segundo turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:BrasilEleiçõesEleições 2022

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump