Brasil

Eleições tiveram 3.814 ocorrências, com 1.962 prisões

O Estado de Minas Gerais foi o que registrou maior número de problemas, com 90 ocorrências entre candidatos


	O Estado de Minas Gerais foi o que registrou maior número de problemas, com 90 ocorrências entre candidatos
 (Marcelo Ribeiro/ EXAME.com)

O Estado de Minas Gerais foi o que registrou maior número de problemas, com 90 ocorrências entre candidatos (Marcelo Ribeiro/ EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2016 às 22h50.

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na noite deste domingo, 2, o último boletim com o balanço das eleições municipais 2016. Foram registradas 3.814 ocorrências ao longo do dia. Desse total, resultaram em prisão ocorrências com 236 candidatos e 1.726 não candidatos.

A maior parte dos registros é relativo a boca de urna, tanto no caso de candidatos quanto de não candidatos. O Estado de Minas Gerais foi o que registrou maior número de problemas, com 90 ocorrências entre candidatos e 550 entre não candidatos.

As detenções servem para impedir a continuidade da prática de boca de urna ou de outras irregularidades no dia da votação. Os detidos costumam ser liberados na sequência e passam a responder pela prática perante a Justiça, com sanções como multa ou prestação de serviços à comunidade.

Segundo o TSE, nas eleições municipais de 2012 foram presos 475 candidatos e 1.703 não candidatos. No total, naquele ano, foram 1.455 ocorrências entre os que concorriam às eleições e 3.357 entre os não candidatos.

Urnas

Das 432 mil urnas eletrônicas disponíveis para votação em 2016, 4.424 tiveram de ser substituídas, correspondente a 1% do total. Duas seções tiveram de realizar a votação de forma manual, uma delas localizada em Salvador (BA) e a outra em Itaquaquecetuba (SP).

Acompanhe tudo sobre:CrimeEleiçõesEleições 2016TSE

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU