Brasil

Eliseu Padilha dá início à convenção do PMDB em Brasília

Além de eleger a nova liderança da legenda, os peemedebistas discutirão moções polêmicas como o desembarque do PMDB do governo.


	O ex-ministro e secretário-executivo do PMDB, Eliseu Padilha
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-ministro e secretário-executivo do PMDB, Eliseu Padilha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2016 às 11h24.

Brasília - Começou há pouco a convenção nacional do PMDB, neste sábado, em Brasília. O ex-ministro Eliseu Padilha, secretário-executivo do partido, foi responsável por oficializar a abertura do evento. Em discurso, Padilha anunciou o cronograma das atividades e declarou a abertura das votações para definir o novo diretório nacional da sigla. O tema da convenção deste ano é "PMDB: unidos pelo Brasil".

Hoje, além de eleger a nova liderança da legenda, os peemedebistas discutirão moções polêmicas como o desembarque do PMDB do governo. A expectativa é de que o atual presidente nacional da sigla, Michel Temer, vice-presidente da República, seja reeleito. Temer deve chegar ao evento por volta do meio-dia, quando fará um discurso. O resultado da eleição da executiva será divulgado no fim do dia.

Segundo alguns líderes do PMDB, a convenção nacional deste sábado pode representar o ponto de partida do desembarque do governo da presidente Dilma Rousseff. Diversas correntes já estão apresentando moções contrárias ao governo. Depois disso, o diretório vai definir um prazo para análise, que deve ocorrer em até um mês.

Também estarão presentes no evento o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o ex-presidente da República José Sarney (AP), que deve ser eleito presidente de honra da sigla. O PMDB tem atualmente, além da vice-presidência, seis ministérios sob seu comando - as pastas da Saúde, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia, Agricultura, Turismo e também de Portos. Se o desembarque se confirmar, os ministros serão orientados a deixar as respectivas pastas.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRenan Calheiros

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU