Brasil

Em 7 cidades paulistas nem existe mosquito da dengue

Cidades livres do mosquito da dengue têm até 5 mil habitantes e são consideradas "ilhas" em meio à grande infestação da doença


	Dengue: cidades livres do mosquito da dengue têm até 5 mil habitantes
 (Joao Paulo Burini/Getty Images)

Dengue: cidades livres do mosquito da dengue têm até 5 mil habitantes (Joao Paulo Burini/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2015 às 09h57.

Sorocaba - Pelo menos sete cidades do interior de São Paulo não registraram casos de dengue neste ano nem a presença do mosquito transmissor, segundo o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa) do Ministério da Saúde.

A pesquisa identifica locais com focos de reprodução do mosquito e levanta o número de casos. O índice é considerado satisfatório quando o porcentual de residências com larvas está abaixo de 1%.

Não houve casos de dengue nem foram encontrados criadouros do mosquito até o dia 7 nas cidades de Buritizal, Caiabu, Cássia dos Coqueiros, Ibirarema, Jeriquara, Nova Castilho e Ribeirão Corrente. São cidades com até 5 mil habitantes, consideradas "ilhas" em meio à grande infestação da doença.

Norte

Buritizal, com 4.077 habitantes, fica na região norte do Estado, onde várias cidades enfrentam epidemia. A prefeitura informou que a cidade continua sem casos porque a população colabora na eliminação de possíveis criadouros.

Como a adesão ao Liraa é voluntária, a pesquisa abrangeu cerca de 60% dos 645 municípios paulistas. Outras sete cidades pesquisadas não têm casos de dengue, mas apresentam o mosquito. Chamou a atenção do ministério o caso de Estiva Gerbi, de 10.141 habitantes, na região de Campinas. Na cidade não foram encontrados criadouros, mesmo tendo sido registrados 283 casos de dengue no ano. A prefeitura informou que foram realizados vários mutirões para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDengueDoençasMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU