Brasil

Em encontro com Macri, Bolsonaro diz querer Mercosul enxuto

"É preciso valorizar a tradição original, com abertura comercial, redução de barreiras e eliminação de burocracias", disse o presidente brasileiro

Macri e Bolsonaro: presidente do Brasil afirmou que os dois concordaram em "construir" um Mercosul "enxuto" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Macri e Bolsonaro: presidente do Brasil afirmou que os dois concordaram em "construir" um Mercosul "enxuto" (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de janeiro de 2019 às 13h20.

Última atualização em 16 de janeiro de 2019 às 13h25.

Brasília e São Paulo - Após se reunir nesta quarta-feira, 16, em Brasília com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que os dois concordaram em "construir" um Mercosul "enxuto", para que continue a ter relevância no cenário internacional.

"É preciso valorizar a tradição original do Mercosul, com abertura comercial, redução de barreiras e eliminação de burocracias", disse o presidente brasileiro, em discurso no Palácio do Planalto. "Concordamos também que, com Uruguai e Paraguai, precisamos aperfeiçoar o Mercosul", continuou.

Bolsonaro também afirmou que, na frente externa, é preciso concluir negociações mais promissoras e iniciar novas negociações, "com criatividade e flexibilidade para recuperar o tempo perdido". Ele não citou nenhuma negociação em especial, embora o Mercosul esteja conversando com a União Europeia para um acordo de livre comércio.

Macri, que discursou em seguida, reforçou a intenção de "modernizar" o Mercosul e citou o acordo com a União Europeia. "É fundamental agilizar e terminar negociações externas que temos em andamento. Com a União Europeia, avançou como nunca antes, exigiu muito esforço. Com a chegada de Bolsonaro, temos chance de renovar o compromisso político e dar vantagens aos dois blocos", disse.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaMauricio MacriJair BolsonaroMercosul

Mais de Brasil

PGR prepara alegações contra núcleo operacional da trama golpista e deve pedir condenação dos réus

STF julga lei que amplia cobertura de planos de saúde para procedimentos fora do rol da ANS

Saiba quem são os 25 parlamentares autores das emendas Pix na mira de Dino

Entenda os problemas de saúde que fizeram Bolsonaro ser hospitalizado novamente