Brasil

Embaixada prepara 2ª etapa de resgate de brasileiros no Japão

Serão enviados dois ônibus, um caminhão e uma van para a região de Miyagi

Aeroporto de Sendai depois dos desastres: brasileiros serão levados para Tóquio (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Samuel Morse)

Aeroporto de Sendai depois dos desastres: brasileiros serão levados para Tóquio (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Samuel Morse)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2011 às 10h29.

Brasília – A Embaixada do Brasil no Japão e o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio preparam para hoje (18) uma nova operação de resgate de brasileiros que vivem na região de Miyagi, onde está a cidade de Sendai, que sofreu com tremores intensos de terra e tsunamis. Serão enviados dois ônibus, um caminhão e uma van para a região. A possibilidade de enviar transporte também para a região de Fukushima onde houve acidentes nucleares ainda é analisada.</p>

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty, os brasileiros serão transportados para Tóquio. A previsão é que os ônibus cheguem às áreas onde vivem os brasileiros amanhã (19) pela manhã.

Na última terça-feira (15), 25 brasileiros, que moravam no Japão nas regiões de Miyagi e Fukushima, foram resgatados. O governo informa que, no total, há 254 mil brasileiros no Japão, dos quais, inicialmente, 777 estavam em áreas consideradas de risco em decorrência dos tremores de terra, tsunamis e acidentes nucleares.

As regiões, no Japão, avaliadas pelas autoridades como mais delicadas são Fukushima – por causa das explosões e vazamentos nucleares – e Miyagi, Iwate e Aomori – áreas ameaçadas por causa dos acidentes naturais.

A BBC Brasil informou que o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, Antonio Carlos Coelho da Rocha, descartou a retirada em massa de brasileiros do Japão. Segundo ele, apartamentos temporários na Província de Saitama foram alugados para abrigar os desalojados.

De acordo com o diplomata, se for necessário, uma terceira viagem será feita para o resgate de brasileiros. Desde o último dia 11 – quando foram registrados os tremores de terra e tsunamis no Japão - a Embaixada do Brasil no Japão e o Consulado-Geral em Tóquio trabalham em regime de plantão por 24 horas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Brasil

Acidente entre ônibus e carreta no MT: Perícia identifica todas as vítimas

Gleisi diz que vice da diplomacia dos EUA fez ‘gravíssima ofensa’ ao Brasil ao atacar Moraes

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin