Brasil

Empatados, Alckmin e Bolsonaro perderiam para Lula no 2º turno

Considerando a intenção de voto estimulada, Lula aparece com 29,9%, Bolsonaro tem 21,7% e Alckmin 8%, segundo pesquisa do DataPoder360

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em caravana em Vitória, no Espírito Santo (Ricardo Stuckert/Facebook Lula/Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em caravana em Vitória, no Espírito Santo (Ricardo Stuckert/Facebook Lula/Divulgação)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 09h10.

Última atualização em 15 de dezembro de 2017 às 11h22.

São Paulo – Nova sondagem do DataPoder360 mostra que se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o vencedor no 1º e no 2º turno.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 2.210 brasileiros entre os dias 8 e 11 de dezembro, no cenário de segundo turno, o desempenho do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do deputado Jair Bolsonaro (PSC) aparece quase idêntico.

Na simulação, o tucano perderia para Lula por 41% a 28%, enquanto o deputado seria derrotado pelo petista por 41% a 30%.

Considerando a intenção de voto estimulada, Lula aparece com 29,9%, Bolsonaro tem 21,7% e a ex-senadora Marina Silva, 10%. Alckmin tem 8% das intenções de voto e Ciro Gomes (PDT), 6%.  A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Vale ressaltar que o ex-presidente Lula enfrenta julgamento em 2ª instância em janeiro e pode ficar de fora da disputa eleitoral. Considerando essa possibilidade, o DataPoder360 testou um cenário sem o petista. 

Sem Lula, Bolsonaro aparece como líder absoluto com 23% das intenções de voto. Ciro Gomes e Marina Silva pontuam 10% e Alckmin tem 7%.

VEJA O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS

Acompanhe tudo sobre:PolíticaLuiz Inácio Lula da SilvaGeraldo AlckminJair BolsonaroEleições 2018

Mais de Brasil

Formação de ciclone na Argentina provoca alertas de chuvas em estados de três regiões do Brasil

Disputa de 2026 será por 10% do eleitorado desinteressado que busca pelo novo, diz CEO da AtlasIntel

Crise das bebidas com metanol: Procon fiscaliza mais de de mil bares de SP em uma noite

Lula viaja para Roma neste sábado e se encontrará com papa Leão XIV