Brasil

Empresas são contra fechamento de aeroporto nas Olimpíadas

A paralisação das operações no aeroporto trará impacto para 150 mil passageiros e causará o cancelamento de 104 voos por dia


	A paralisação das operações no Santos Dumont trará impacto para 150 mil passageiros e causará o cancelamento de 104 voos por dia
 (Infraero/Divulgação)

A paralisação das operações no Santos Dumont trará impacto para 150 mil passageiros e causará o cancelamento de 104 voos por dia (Infraero/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2015 às 09h44.

São Paulo - As empresas aéreas brasileiras se posicionaram contra a possibilidade de fechar o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por quatro horas e meia nos dez dias em que houver competições de vela na Olimpíada de 2016.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a paralisação das operações no aeroporto durante as tardes de 8 a 18 de agosto trará impacto para 150 mil passageiros e causará o cancelamento de 104 voos por dia.

O posicionamento é uma resposta ao ministro do Esporte, George Hilton. O ministro afirmou na terça-feira que o espaço aéreo da Marina da Glória teria de ser fechado para permitir a transmissão televisiva das provas de vela, que são feitas de helicóptero.

Segundo o diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, Ronaldo Jenkins, a paralisação traz problemas a toda a malha aérea. "Além dos voos diretos, existem as conexões.

Cerca de 70% dos voos que passam pelo Santos Dumont se conectam com aeroportos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte Curitiba, Porto Alegre e Vitória. Será prejudicial para os passageiros e afetará as companhias aéreas".

Jenkins sugeriu, em reunião com autoridades de aviação civil, duas alternativas: fazer a filmagem das competições de cima do Pão de Açúcar ou promover uma ação coordenada, com intervalos de tempo entre a atividade dos helicópteros e dos aviões. Ambas foram negadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que ainda analisa a proposta, assim como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisAviaçãoTransportesAeroportostransportes-no-brasilAeroportos do BrasilAeroporto Santos Dumont

Mais de Brasil

Sindicato diz que demora no PL do devedor contumaz prejudica setor

Estudo mostra que população afetada por enchentes no RS pode dobrar até 2100

Messias no STF: relator amplia articulação para garantir votos no Senado

PEC da Segurança: Motta prevê votação em comissão na próxima quinta