Brasil

Enchente do Rio Madeira provoca 1ª morte por leptospirose

Há cerca de dois meses, a população sofre com as inundações na maior cheia da história do estado


	Ruas alagadas em Rondônia: paciente de Porto Velho morreu em consequência da leptospirose, causada por contato com a água contaminada da enchente
 (Lunae Parracho / Greenpeace)

Ruas alagadas em Rondônia: paciente de Porto Velho morreu em consequência da leptospirose, causada por contato com a água contaminada da enchente (Lunae Parracho / Greenpeace)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 16h41.

Brasília - Rondônia registrou a primeira morte por leptospirose transmitida pela água contaminada do Rio Madeira. A informação é da diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Arlete Baldez. Há cerca de dois meses, a população sofre com as inundações do Rio Madeira, na maior cheia da história do estado.

As pessoas infectadas por leptospirose são tratadas no Centro de Medicina Tropical de Rondônia. Segundo o governo do estado, entre março e abril, duas mortes ocorreram devido ao agravamento de outras doenças, além da leptospirose e não foram causadas diretamente pela cheia do Rio Madeira.

A primeira morte ocorreu com um paciente do município de Ji-Paraná com suspeita de tétano. Foi constatado que ele havia sofrido acidente vascular cerebral e era portador de leptospirose. O que determinou a morte foi o quadro de derrame cerebral.

Um paciente do município amazonense de Canutama foi o segundo a falecer. Ele apresentava quadro grave de malária e também foi diagnosticado como portador de leptospirose, que foi a causa da morte.

O terceiro foi o de um paciente de Porto Velho, que morreu em consequência da leptospirose, causa por contato com a água contaminada da enchente.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais. Bois, porcos e cães podem adoecer e transmitir a doença ao homem. A bactéria penetra no corpo através da pele e qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisSaúdeEnchentesMortesDoençasRondônia

Mais de Brasil

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados

Reúso e lavagem de garrafas com metanol são foco de investigação da Polícia Civil em SP

Outro surto no passado: 35 pessoas morreram na Bahia por bebida adulterada por metanol em 1999