Brasil

Enem será 100% digital até 2026, anuncia Ministério da Educação

Versão piloto da mudança começará a valer já em 2020 em algumas capitais do Brasil; objetivo é que em cinco anos provas sejam feitas via agendamento

Enem: segundo o instituto, a versão digital "vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games" (NurPhoto / Contributor/Getty Images)

Enem: segundo o instituto, a versão digital "vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games" (NurPhoto / Contributor/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 3 de julho de 2019 às 10h31.

Última atualização em 3 de julho de 2019 às 12h40.

São Paulo – O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, anunciou nesta quarta-feira (3) que a partir de 2020 as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas de forma presencial, mas digitalmente.

Em nota enviada à imprensa, o órgão diz que a versão digital "vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games". 

Com essa mudança, o governo federal diz que pretende realizar o exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento.

Segundo o instituto, a medida "será também uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente". A ideia é que, até 2026, o exame seja todo digitalizado. 

Em 2020, algumas capitais já terão aplicação do teste digital. No primeiro ano de teste, a expectativa é que 50 mil alunos realizem a prova, contra cerca de 5 milhões que devem realizar a prova em 2019.

Até agora, o Inep informou que as capitais serão Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Rio de Janeiro, Manaus, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

Entenda a mudança

As novidades no Enem serão feitas gradualmente. Para os alunos inscritos na edição deste ano, não haverá nenhuma alteração.

Já em 2021, será inaugurado o modelo "piloto" da digitalização. No ano que vem, os estudantes terão a opção de escolher a modalidade desejada para a realização da prova, que poderá ser física, digital ou de reaplicação — voltada para os candidatos que tiveram algum problema durante a versão online. O digital segue opcional até 2025.

A partir de 2026, a prova será 100% digital. "A consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares ao longo do ano, por agendamento, em todo o país, e reaplicação também em modelo digital", diz a nota.

Acompanhe tudo sobre:EnemMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU