Brasil

Entra em vigor, de forma obrigatória, o acordo ortográfico

O acordo começou a ser aplicado em 2009, mas até o momento não era obrigatório

13,2 milhões de adultos ainda não sabem ler (Leonardo Harim/ TV Brasil – EBC)

13,2 milhões de adultos ainda não sabem ler (Leonardo Harim/ TV Brasil – EBC)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2016 às 13h55.

São Paulo, 1 jan (EFE).- O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que foi assinado pelos países lusófonos em 1990 a fim de unificar a ortografia, entrou nesta sexta-feira em vigor no Brasil de forma obrigatória.

O acordo, que unifica e simplifica a forma de escrever o português nos oito países em que o idioma é oficial, tinha começado a ser aplicado em 2009 no país, mas até o momento não era obrigatório.

A previsão inicial era que as regras fossem iniciadas oficialmente a partir de 1º de janeiro de 2013, mas, após várias polêmicas e críticas por parte de linguistas, o governo decidiu adiar sua obrigatoriedade até o primeiro dia de 2016.

A unificação ortográfica do português foi estipulada em 1990 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Timor-Leste uniu-se ao acordo em 2004 após sua independência.

Apesar da assinatura do acordo, cada um dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa tem autonomia para definir a data de ratificação, de entrada em vigor e de aplicação de forma obrigatória das normas.

O Brasil será agora o terceiro dos oito países que aplicará as normas de forma obrigatória, junto com Portugal e Cabo Verde.

A reforma ortográfica estabelece cerca de 20 bases de mudanças na língua portuguesa, tais como novas regras para o uso do roteiro, a inclusão das letras "k", "w" e "y" no alfabeto, que passará de 23 a 26 sinais gráficos, assim como novas regras de acentuação.

De acordo com o ministério da Educação, o acordo alterou 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3% em Portugal.

Segundo o governo, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem como objetivo facilitar a troca cultural e cientista e ampliar a divulgação do idioma e da literatura na língua portuguesa. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEuropaPiigsPortugal

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU