Brasil

Nova equipe econômica é vista com ceticismo pela mídia estrangeira

Reportagens no Wall Street Journal e no Financial Times veem com ceticismo o futuro de Guido Mantega, Miriam Belchior e Alexandre Tombini

Guido Mantega e Alexandre Tombini: dupla pode afrouxar a política fiscal e monetária (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Guido Mantega e Alexandre Tombini: dupla pode afrouxar a política fiscal e monetária (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 12h15.

São Paulo - O Financial Times e Wall Street Journal desta quinta-feira noticiaram a nova equipe econômica da presidente eleita Dilma Rousseff.  Apesar de positivas, as reportagens também trazem um certo ceticismo em relação ao futuro de Guido Mantega, Miriam Belchior e Alexandre Tombini, que permanecerão no ministério da Fazenda, Planejamento e na Presidência do Banco Central, respectivamente.

A equipe econômica do governo Dilma salientou, ontem, que a missão do trio será a de cortar os gastos públicos, mantendo uma média alta na taxa de crescimento do país. “Analistas, no entanto, dizem que cortar gastos vai ser difícil”, diz o americano Wall Street Journal

“Dilma prometeu gastar bilhões em centenas de novas barragens, estádios olímpicos, trens-bala e outros projetos”, lembra a reportagem. 

“Rejeitar essas demandas seria um golpe na popularidade de Dilma Rousseff, que também tem de lidar com a tarefa difícil de gerir a coligação política amarrada por Lula”, continua o texto. 

Já o inglês Financial Times centra-se mais em Alexandre Tombini, um “tecnocrata apolítico”. O jornal lembra que a nomeação do novo presidente do Banco Central alinha-se com a posição desenvolvimentista de Guido Mantega.  

“Analistas estão preocupados com sua nomeação, que poderia sinalizar uma maior aproximação entre o Ministério da Fazenda e Banco Central, o que poderia resultar em menos rigor nas políticas monetária e fiscal”, diz a reportagem.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniEconomistasEmpresasFinancial TimesGoverno DilmaGuido MantegaJornaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosWall Street Journal

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil