Brasil

Estação de trem Varginha é inaugurada em SP após 10 anos de atraso

Estação da Linha 9-Esmeralda terá funcionamento reduzido inicialmente; terminal de ônibus segue sem previsão de entrega

Prefeito Ricardo Nunes junto ao Governador Tarcísio de Freitas na inauguração da estação Varginha nesta segunda, 27 (Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP)

Prefeito Ricardo Nunes junto ao Governador Tarcísio de Freitas na inauguração da estação Varginha nesta segunda, 27 (Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP)

Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 14h47.

Última atualização em 27 de janeiro de 2025 às 15h17.

Tudo sobreTrens
Saiba mais

A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, foi inaugurada nesta segunda-feira, 27, na zona sul de São Paulo, após uma década de atrasos. A obra, que é de responsabilidade do estado, deveria ter sido entregue em 2015. Ela será operada inicialmente em horário reduzido, das 10h às 14h. A normalização está prevista para ocorrer em três meses.

O terminal de ônibus integrado à estação não tem data definida para entrar em funcionamento.

Planos para expansão

Na cerimônia de inauguração, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou estudos para a possível extensão da linha até o bairro de Parelheiros, no extremo da zona sul paulistana. Segundo ele, a análise inicial demandará um ano.

“Temos a obrigação de pensar nos próximos passos. Vamos atender mais gente na zona sul e ampliar o uso da linha”, afirmou Freitas.

Histórico de atrasos

As obras da estação começaram antes da concessão da Linha 9 à ViaMobilidade, mas enfrentaram atrasos devido a problemas técnicos. No trecho entre as estações Bruno Covas/Mendes–Vila Natal e Varginha, o sistema elétrico não suportava a circulação dos trens. Ajustes e testes adicionais foram necessários para adequar a infraestrutura.

A retomada oficial das obras foi anunciada em maio de 2019, com previsão de entrega até 2021, mas a meta também não foi cumprida.

Planos da ViaMobilidade

Em entrevista à EXAME em novembro de 2024, o diretor das linhas 8 e 9 da ViaMobilidade, André Costa, disse que a empresa deve focar em investimentos e melhorias, como Wi-Fi em todas as estações e painéis com previsão de chegada dos trens.

Com investimentos de R$ 3,5 bilhões, a ViaMobilidade foca em manutenção, atualização tecnológica e uso de inteligência artificial. A empresa afirma que as iniciativas têm melhorado os indicadores operacionais, que monitoram a disponibilidade e oferta de trens, além de acidentes e incidentes.

“Hoje, nossos indicadores operacionais estão na faixa de 86% a 87%, e buscamos elevar essa marca continuamente, visando atender melhor nossos contratos e a população”, afirma Costa.

Para reduzir as falhas, a aposta agora é melhorar a experiência dos passageiros. “A previsão de chegada de trens nas estações em tempo real será implementada, e vamos lançar o Wi-Fi gratuito em parceria com a Linktel em todas as estações", afirma. "Com isso, queremos transformar as estações em espaços de conveniência, onde o passageiro tenha acesso a informações úteis enquanto aguarda o próximo trem."

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloSão Paulo capitalTrensTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações