Brasil

Estudantes visitam a UnB pela primeira vez na Flaac

Para a maioria dos estudantes, foi a primeira vez em uma universidade pública e uma conversa com um reitor

Reitor da UnB dá palestra para estudantes da rede pública: os alunos do Centro Educacional de Tabatinga, localizado na área rural de Planaltina, ficaram entusiasmados com a visita  (Elza Fiúza/ABr)

Reitor da UnB dá palestra para estudantes da rede pública: os alunos do Centro Educacional de Tabatinga, localizado na área rural de Planaltina, ficaram entusiasmados com a visita (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 14h52.

Brasília – Um grupo de aproximadamente 400 estudantes da rede pública de Planaltina, nos arredores de Brasília, foi recebido hoje (25) pelo reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo, e seus decanos. Para a maioria dos estudantes, foi a primeira vez em uma universidade pública e uma conversa com um reitor. Ao final da visita, os alunos demonstraram entusiasmo com a vida universitária.

O reitor e os decanos deram boas-vindas aos alunos que participam do Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac 2012). O festival acaba no próximo sábado (27). O decano de Ensino de Graduação, José Américo Soares Garcia, disse à Agência Brasil que com a nova Lei de Cotas, que obriga a destinação de metade das vagas das universidades federais para alunos da rede pública, aumentou o interesse desses estudantes pelo ensino superior.

“O número de alunos interessados duplicou do ano passado para cá”, observou Garcia, lembrando que a universidade deve ser parceira do ensino público, inclusive estimulando os estudantes a seguir na carreira de professores.

Os alunos do Centro Educacional de Tabatinga, localizado na área rural de Planaltina, ficaram entusiasmados com a visita à UnB. “É a minha primeira vez aqui”, disse a aluna Natália Cziseski, de 19 anos, que cursa o terceiro ano. Foi a primeira vez também de seu colega Walisson de Oliveira, de 17 anos. “Eu quero conhecer mais a UnB. Só conhecia pelo que as pessoas falavam.”

Os estudantes participaram ainda do workshop Percurso dos Sentidos: uma performance interativa multi-sensorial. Nele, os alunos fizeram um exercício de sapateado com Sergio Souto, maestro e professor de música e dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ainda hoje, no espaço África – Anísio Teixeira, o maestro se apresenta com o coral Vozes Reveladas. “Mas não é um coral ortodoxo, nós dançamos em cima do palco”, contou Sergio.

A revista Darcy, publicada pela UnB, foi distribuída aos estudantes como forma de estimular o conhecimento em várias áreas de estudo. A publicação reúne reportagens de ciências à cultura. Uma delas, por exemplo, apresenta Paulo Portela, um dos responsáveis pela elaboração dos exames vestibulares, orientando os estudantes a entender e interpretar os conceitos, não apenas decorar as matérias.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEnsino superiorFaculdades e universidadesBrasíliaEducação no Brasil

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado