Brasil

Evo Morales se reelege na Bolívia, segundo boca de urna

O presidente da Bolívia deve se reeleger para um terceiro mandato para o período 2015-2020 com um apoio nas urnas de entre 59,5% e 61%


	Morales: as pesquisas dão a Morales pela primeira vez na história a vitória no departamento oriental de Santa Cruz
 (Getty Images)

Morales: as pesquisas dão a Morales pela primeira vez na história a vitória no departamento oriental de Santa Cruz (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 07h01.

La Paz - O presidente da Bolívia, Evo Morales, deve se reeleger para um terceiro mandato para o período 2015-2020 com um apoio nas urnas de entre 59,5% e 61%, segundo as pesquisas de boca de urna e uma apuração rápida divulgadas neste domingo pelos meios de comunicação locais.

As pesquisas, que dão ao empresário conservador Samuel Doria Medina entre 24 e 25,3%, foram divulgadas às 20h (horário local, 21h em Brasília), já que a legislação eleitoral impede a publicação de porcentagens antes desta hora.

Segundo a amostragem por apuração rápida do Ipsos para o canal de televisão "ATB", Morales teria alcançado um apoio nas urnas de 59,5%, enquanto seu opositor melhor situado na votação, Doria Medina, teria conseguido 25,3% e o ex-presidente Jorge Quiroga (2001-2002), 9,6%.

As pesquisas de boca de urna divulgadas pelos canais privados "Red Uno" e "Unitel" concordaram em dar ao atual presidente 61% dos votos, a Doria Medina, 24% e a Quiroga, 9%.

Os outros dois candidatos, o ex-prefeito de La Paz Juan del Granado e o líder indígena Fernando Vargas, teriam conseguido entre 2,7% e 3% de apoio, segundo as pesquisas.

Além disso, as pesquisas dão a Morales pela primeira vez na história a vitória no departamento (estado) oriental de Santa Cruz, uma região tradicionalmente opositora e em anos anteriores, de marcada tendência autonomista.

O presidente, sempre com base nas primeiras pesquisas, teria sido o candidato mais votado nesse departamento, com uma média de 49%.

Na Bolívia, historicamente, os resultados das pesquisas de boca de urna e por contagem rápida batem com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral após a apuração oficial.

O órgão anunciou que espera contar com resultados de 70% das urnas por volta de meia-noite (1h de segunda-feira em Brasília).

Evo Morales chegou à Presidência da Bolívia em 2005 com 54% dos votos e revalidou o cargo no pleito de 2009, quando teve 64% dos votos. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaEleiçõesEvo MoralesPolíticos

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU