Brasil

Ex-líderes europeus pedem que Lula possa concorrer às eleições no Brasil

No texto, os seis ex-líderes europeus afirmaram que a prião de Lula foi precipitada e pedem que ele seja candidato nas eleições deste ano

Lula: os ex-líderes consideram também uma séria preocupação com o impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Lula: os ex-líderes consideram também uma séria preocupação com o impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff (Patricia Monteiro/Bloomberg)

E

EFE

Publicado em 15 de maio de 2018 às 14h54.

Paris - Seis ex-chefes de Estado e de Governo europeus, entre eles o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e o francês François Hollande, ambos socialistas, pediram nesta terça-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril, possa concorrer às eleições presidenciais no Brasil.

No texto, ao qual a Agência Efe teve acesso exclusivo, Zapatero, Hollande, os italianos Massimo D'Alema, Romano Prodi e Enrico Letta e o belga Elio di Rupo disseram que "a luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos a escolher seus governantes".

"A prisão precipitada do presidente Lula, incansável artífice da diminuição das desigualdades no Brasil e defensor dos pobres, só pode suscitar nossa comoção", disseram os seis ex-líderes.

Os ex-líderes consideram também uma "séria preocupação" o impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff, "democraticamente escolhida pelo seu povo e cuja integridade jamais foi posta em interdição".

Perante essa situação, apelaram "solenemente para que o presidente Lula possa concorrer livremente perante o sufrágio do povo brasileiro ".

O manifesto, sob o título "Chamada de Líderes Europeus em apoio a Lula", foi organizado por Jean-Pierre Bel, que foi o enviado pessoal de Hollande para a América Latina (2015-2017) e presidente do Senado francês (2011-2014).

Acompanhe tudo sobre:BrasilEleições 2018EspanhaEuropaFrançaItáliaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes