Brasil

Exames indicam que Bolsonaro teve quadro de pneumonia viral, diz médico

Ex-presidente passou mal durante agenda em Goiânia na sexta-feira

Jair Bolsonaro ( Mateus Bonomi/Getty Images)

Jair Bolsonaro ( Mateus Bonomi/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de junho de 2025 às 12h02.

Exames realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em um hospital de Brasília, na manhã deste sábado, 21, indicaram um provável quadro de pneumonia viral, segundo afirmou o médico Cláudio Birolon em entrevista. O ex-presidente cancelou compromissos em Goiás na sexta-feira, 20, após ter uma indisposição.

— Foi feito exame de sangue e tomografia que constatou que ele provavelmente teve um quadro de pneumonia viral. Agora o que ele vai tomar antibióticos para resolver essa questão do pulmão — disse o médico.

Neste sábado, o ex presidente coletou sangue e fez uma tomografia após relatar indisposição estomacal e enjoo. Segundo pessoas próximas, ele estava com um quadro de soluços prolongados. O episódio ocorre cerca de dois meses após ele passar por uma nova cirurgia no abdômen.

— Uma coisa rara, ninguém consegue diagnosticar, anos atrás já tivesse mesmo problema, anos atrás já tive os mesmos episódios, as vezes 24h sem soluço — disse Bolsonaro a jornalistas ao deixar o hospital neste sábado. — É em um função da facada, é consequência dele e a última cirurgia meu sentimento como paciente é que foi mt bem executada — completou o ex-presidente, referindo-se ao atentado sofrido em Juiz de Fora (MG) durante a campanha eleitoral de 2018.

Em razão do mal-estar, ele interrompeu o evento em Goiás, cancelou compromissos e retornou a Brasília na sexta-feira. O ex-presidente chegou a ter um pico de pressão arterial, chegando a 14 por 9, mas passou o restante do dia em repouso.

Na quinta-feira, durante outras agendas públicas em Goiás, Bolsonaro já havia se queixado de problemas de saúde. Em uma cerimônia onde recebeu o título de cidadão goianiense, ele afirmou estar enfrentando fortes sintomas gástricos.

— Desculpa, estou muito mal. Vomito dez vezes por dia — disse ele, enquanto soluçava durante o discurso.

O episódio ocorre cerca de dois meses após Bolsonaro ter sido submetido a mais uma cirurgia abdominal. Desde que foi esfaqueado durante a campanha eleitoral de 2018, o ex-presidente enfrenta complicações recorrentes e já passou por sete procedimentos cirúrgicos.

Acompanhe tudo sobre:Governo BolsonaroJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul