Brasil

Excesso de passageiros pode explicar pane do Metrô

Com o vagão lotado, os passageiros tendem a pressionar as portas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - A pane do Metrô de anteontem pode ser resultado de falhas técnicas decorrentes da superlotação da Linha 3 - Vermelha, que leva em média mais de 1 milhão de pessoas por dia. A companhia apresentou ontem uma nova versão para o incidente, mas continuou a informar que a origem de tudo seria uma blusa presa a uma porta.

O trecho onde a falha ocorreu fica entre as Estações Pedro II e Sé. O diretor do Sindicato dos Metroviários, Marcos Freitas, que é condutor de trem, diz que por causa de uma curva no local, trens parados ficam inclinados à direita. É comum as composições pararem naquele trecho no pico da manhã para esperar a movimentação dos trens na Sé. "Como o vagão está lotado, os passageiros acabam pressionando a porta", diz o metroviário. Isso ocorreria involuntariamente: as pessoas estão paradas com o corpo inclinado.

Acontece, segundo Freitas, que tem sido comum a pressão causada pelos corpos das pessoas acionar um dispositivo instalado acima da porta que liga o aviso de "portas abertas" na cabine do maquinista. Com esse aviso ligado, o trem não segue viagem. "O condutor avisa o CCO (Centro de Controle Operacional), que fala para ele sair do trem e ir ver o problema", diz Freitas.

O Metrô foi questionado diversas vezes, mas não respondeu as perguntas da reportagem sobre o caso. O diretor de Operações do Metrô, Conrado Grava de Souza, apresentou ontem ao SPTV, da Rede Globo, a versão da companhia para o incidente. Disse que a blusa teria se prendido na porta e que, com o movimento do trem, as pessoas teriam pressionado essa saída. Isso teria ligado o sinal de abertura das portas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre São Paulo

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteEstatais brasileirasEmpresas estataisInfraestruturaTransporte e logísticacidades-brasileirasMetrópoles globaisPrejuízoSão Paulo capitalmobilidade-urbanatransportes-no-brasilTransporte públicoMetrô de São Paulo

Mais de Brasil

Ministro da Educação afirma que Enem não será cancelado após suposto vazamento de questões

Moraes decreta prisão preventiva de Ramagem

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 12 estados; veja a previsão

Anvisa veta 5 canetas emagrecedoras irregulares no país; saiba quais são