Brasil

Exigência de visto peruano deve conter entrada de haitianos no Brasil

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, isso fará com que diminua o número de haitianos que têm se fixado na cidade de Brasileia, fronteira com o Peru

"Com essa medida, os haitianos que estão migrando ilegalmente ficarão retidos nas fronteiras do Peru com a Colômbia e o Equador", disse Nilson Mourão (Getty Images)

"Com essa medida, os haitianos que estão migrando ilegalmente ficarão retidos nas fronteiras do Peru com a Colômbia e o Equador", disse Nilson Mourão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 15h16.

Brasília - O governo peruano começou a exigir hoje visto de haitianos que queiram entrar no país. O decreto do presidente Ollanta Humala Tasso está publicado no Diário Oficial do Peru.

A informação foi passada à Agência Brasil pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão. Segundo ele, a iniciativa peruana fará com que os haitianos que têm migrado para o estado e se fixado na cidade de Brasileia, fronteira com o Peru, seja contida. "Com essa medida, os haitianos que estão migrando ilegalmente ficarão retidos nas fronteiras do Peru com a Colômbia e o Equador".

Mourão acrescentou que a decisão do presidente peruano fatalmente obrigará os governos dos dois países a adotarem providências.

Ele reconheceu que com o endurecimento na fiscalização a rota migratória dos haitianos para o Brasil poderá ter como referencial a cidade de Tabatinga (AM), que faz divisa com Letícia, na Colômbia, apenas por uma ponte. Já é grande o fluxo de haitianos para a cidade amazonense.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilHaitiImigraçãoPeru

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira pedido e julgamento de Collor segue no plenário virtual

Bolsonaro segue na UTI, 'sem febre ou alterações da pressão', diz boletim médico

Desaceleração no fim de 2024 faz Brasil cair seis posições em ranking global da produção industrial

OPINIÃO: A importância da longevidade saudável e ativa