Brasil

Fifa não tem dúvida sobre escolha de SP para abrir Copa

Nem mesmo as declarações do presidente Joseph Blatter, dizendo que preferia ver o Rio como a sede do jogo inaugural, terá peso na decisão da federação

A capital paulista vai ser finalmente confirmada com o primeiro jogo do Mundial no congresso da Fifa em Zurique (Julian Finney/Getty Images)

A capital paulista vai ser finalmente confirmada com o primeiro jogo do Mundial no congresso da Fifa em Zurique (Julian Finney/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2011 às 08h35.

São Paulo - A Fifa não trabalha com outra alternativa: São Paulo vai abrir a Copa do Mundo de 2014. Nem mesmo as declarações do presidente Joseph Blatter, dizendo que preferia ver o Rio como a sede do jogo inaugural, terá peso na decisão da entidade. No congresso da Fifa, nos dias 20 e 21 de outubro, em Zurique, a capital paulista vai ser finalmente confirmada com o primeiro jogo do Mundial.

"A abertura será em São Paulo, já está definido. Para se ter uma ideia clara, o Rio, mencionado pelo Blatter, nem se candidatou a sede da abertura. O Rio quer e vai receber a final da Copa", disse uma alta fonte do Comitê Organizador Local (COL), órgão responsável pela condução do Mundial de 2014.

Pesou na decisão da Fifa a infraestrutura, capacidade hoteleira, transporte e aeroportos da cidade. E ainda a agilidade dos governos estadual e municipal na viabilização do Itaquerão. "São Paulo resolveu o problema do estádio em um ano. As outras cidades demoraram até três anos para adequar seus projetos", comentou um graúdo executivo do COL.

Belo Horizonte e Brasília, outras candidatas a receber a abertura, poderiam concorrer com São Paulo apenas na questão dos estádios, mas perderiam feio nas outras exigências da Fifa. É a mesma situação de Salvador, que também demonstrou interesse na partida inaugural, sem ter, no entanto, qualquer chance de vitória na disputa.

Foi justamente à infraestrutura de São Paulo que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) recorreu no início da semana para transmitir que não se abalou com o fato de Blatter ter revelado sua preferência pelo Rio em relação à abertura. "São Paulo é uma capital mundial, com a maior rede hoteleira e a melhor rede de hospitais", disse o governador.

O secretário estadual de Planejamento e coordenador do Comitê Paulista, Emanuel Fernandes, também não tem dúvidas de que o Itaquerão vai abrir a Copa de 2014. Por um simples motivo, diz ele: "São Paulo é a cidade mais bem estruturada do Brasil".

Na sede da Fifa, em Zurique, também só se trabalha com a alternativa de São Paulo. O secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, o verdadeiro homem forte da Fifa quando o tema é Copa de 2014, tem enviado vários sinais em direção ao Itaquerão nas últimas semanas. Ele chegou a dizer até que, se necessário, espera pela arena do Corinthians até fevereiro de 2014, sendo que o prazo dado aos outros estádios brasileiros é dezembro de 2013.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasCopa do MundoDados de BrasilEsportesFifaFutebolMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil