Brasil

FIFA oficializa São Paulo fora da Copa das Confederações

Cidade também perdeu a disputa para sediar o Centro Internacional de Transmissão, que ficará no Rio de Janeiro

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, disse que se a cidade não tiver infraestrutura adequada, ficará de fora da Copa de 2014 (Getty Images)

O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, disse que se a cidade não tiver infraestrutura adequada, ficará de fora da Copa de 2014 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2011 às 12h25.

São Paulo – A FIFA oficializou nesta sexta-feira (27) a exclusão de São Paulo da Copa das Confederações, que será disputada em 2013. Os dirigentes da entidade se reuniram com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, pela manhã em Zurique.

São Paulo também perdeu a disputa para sediar o Centro Internacional de Transmissão (IBC, na sigla em inglês), que ficará no Rio de Janeiro. “Posso afirmar que foi uma decisão difícil. Todos os candidatos apresentaram alta qualidade. Mas o melhor para a FIFA foi o Rio de Janeiro”, disse o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke.

A derrota para o Rio representa mais um golpe na preparação de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. A cidade, que deveria sediar a abertura da competição, ainda apresentou uma solução definitiva para o estádio que abrigará a cerimônia.

Perder o direito de sediar o IBC é significativo para São Paulo, que deixa de estar no foco da imprensa internacional. No mundial de 2010, na África do Sul, por exemplo, 179 emissoras de televisão e rádio de mais de 70 países enviaram equipes para o centro de transmissão. 

Falando ainda em infraestrutura, Valcke abordou a questão dos aeroportos brasileiros. Ele deixou claro que as cidades que receberão jogos da Copa precisam de estrutura adequada, "que atenda aos milhares de espectadores e possibilite que eles se movimentem para ir a um jogo. Se não for o caso, não poderemos sediar jogos nestas cidades", disse o secretário geral da FIFA.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolInfraestruturaMetrópoles globaisRio de JaneiroSão Paulo capital

Mais de Brasil

Em votação apertada, Câmara aprova urgência de projeto que amplia número de deputados para 531

Por unanimidade, STF torna mais sete réus por trama golpista

Ninguém será contra a isenção de IR e vontade é entregar relatório ainda no 1º semestre, diz Lira

INSS: descontos irregulares serão devolvidos na conta em que o benefício é pago, diz presidente