Brasil

Fiocruz confirma chegada de nova remessa de IFA no próximo sábado

Os produtos vão garantir a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações até o dia 10 de julho

IFA: desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu dez remessas do ingrediente (Ricardo Moraes/Reuters)

IFA: desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu dez remessas do ingrediente (Ricardo Moraes/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 7 de junho de 2021 às 15h54.

Última atualização em 7 de junho de 2021 às 16h10.

A Fundação Oswaldo Cruz anunciou hoje, 7, que foi confirmada a chegada, no próximo sábado, 12, de uma nova remessa do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) necessário para a fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19.

Sobre a próxima remessa, a Fiocruz adiantou apenas que o IFA a ser recebido vai garantir a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o dia 10 de julho. Mais detalhes devem ser divulgados ao longo da semana.

A Fiocruz e a AstraZeneca assinaram no ano passado um acordo de encomenda tecnológica que prevê o envio de 14 remessas de IFA para a produção de 100,4 milhões de doses de vacinas até julho. Desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu dez remessas.

A fundação tem negociado com a farmacêutica europeia a aceleração do envio do IFA, que é produzido na China, pelo laboratório WuXi Biologics. O motivo é o fato de a capacidade produtiva do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) ser maior do que a quantidade de IFA disponível para produzir vacinas.

Com as 3,3 milhões de doses entregues na semana passada, a Fiocruz chegou a 50,9 milhões de doses disponibilizadas para o PNI. O total inclui as 4 milhões de doses importadas prontas da Índia e as mais de 46 milhões já produzidas e liberadas por Bio-Manguinhos. 

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaCoronavírusFiocruzPandemiaSaúde no BrasilUniversidade de Oxfordvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil