Brasil

FUP aguarda resposta da Petrobras sobre reajuste

Nesta semana até sexta-feira, os petroleiros da FUP realizam mobilizações, com atos de protesto e atrasos na entrada dos turnos

Petrobras, 22%  (EXAME/Arquivo)

Petrobras, 22% (EXAME/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 20h24.

São Paulo - A reunião da Federação Única dos Petroleiros (FUP) com a Petrobras segunda-feira (10) terminou sem resposta às reivindicações salariais dos trabalhadores. De acordo com o coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes, a empresa não apresentou proposta relacionada com o pedido da categoria de 10% de aumento real.

A Petrobras se manifestou sobre o pedido de reposição da inflação, com proposta de 5,24% de ajuste, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e antecipação para o próximo pagamento, em 25 de setembro. Os trabalhadores pediam, contudo, que a reposição fosse feita pelo Índice de Custo de Vida (ICV) Dieese, que estabelece 6,18% de inflação.

Nesta semana até sexta-feira, os petroleiros da FUP realizam mobilizações, com atos de protesto e atrasos na entrada dos turnos. A expectativa da FUP, afirma Moraes, é de que a Petrobras procure a categoria ainda esta semana para fazer proposta sobre as demais reivindicações dos petroleiros. Além do aumento salarial, os trabalhadores pedem definição de critérios para determinar participação nos lucros e resultados (PLR). Segundo Moraes, a Petrobras tem atualmente 80 mil petroleiros, dos quais 50 mil estão na base da FUP.

Já os representantes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vão se reunir com a Petrobras na quinta (13) e na sexta-feira (14). A reivindicação dos sindicatos ligados à FNP é de 16% de aumento salarial, o que dá cerca de 10% de aumento real, de acordo com Emanuel Cancela, do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro, ligado à federação.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoSaláriosServidores públicos

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU