Brasil

Gilmar confirma competência do TSE para decidir disputa pelo comando do PROS

Gilmar Mendes é relator de uma reclamação apresentada pelo partido depois que o TSE devolveu a presidência da sigla ao fundador

Em sua decisão, Gilmar Mendes disse que a dissidência entre grupos que disputam o controle do PROS "se prolongou no tempo (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em sua decisão, Gilmar Mendes disse que a dissidência entre grupos que disputam o controle do PROS "se prolongou no tempo (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de agosto de 2022 às 14h52.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a competência para processar e julgar a ação sobre a disputa interna pelo comando do PROS é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gilmar Mendes é relator de uma reclamação apresentada pelo partido depois que o TSE devolveu a presidência da sigla ao fundador, Eurípedes Júnior, que estava afastado desde março. A decisão foi tomada inicialmente pelo ministro Ricardo Lewandowski e confirmada por maioria no plenário da Corte Eleitoral.

A gestão de Marcus Holanda, o ex-dirigente nacional do partido, acionou o STF alegando que há conflito de competência entre a Justiça Eleitoral e a Justiça comum.

Em sua decisão, Gilmar Mendes disse que a dissidência entre grupos que disputam o controle do PROS "se prolongou no tempo, adentrando o período eleitoral e adquirindo contornos aptos a gerar impacto no pleito que se aproxima".

"A Corte Eleitoral tem entendimento consolidado no sentido de que compete à justiça especializada dirimir controvérsias que, dentro do período de um ano anterior às eleições, possam impactar diretamente o pleito eleitoral", diz um trecho da decisão.

Veja também: 

Na volta da pandemia, falta de internet para alunos ainda é entrave, diz pesquisa

Depois de neve, SC tem previsão de -7ºc e pode registrar dia mais frio do ano

Acompanhe tudo sobre:Gilmar MendesPros – Partido Republicano da Ordem SocialSupremo Tribunal Federal (STF)TSE

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil