Brasil

Gleisi fala da importância de parceria em infraestrutura

A ministra disse que o Programa de Investimento e Logística complementa o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e "garante celeridade e expertise nos investimentos"


	Gleisi Hoffmann: a ministra-chefe da Casa Civil afirmou também que o governo federal vai financiar projetos de ferrovias a fim de assegurar o desenvolvimento de longo prazo do setor
 (Wilson Dias/ABr)

Gleisi Hoffmann: a ministra-chefe da Casa Civil afirmou também que o governo federal vai financiar projetos de ferrovias a fim de assegurar o desenvolvimento de longo prazo do setor (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira, no seminário "Infraestrutura e Energia no Brasil: Projetos, Financiamentos e Oportunidades", em São Paulo, que o Brasil ingressou em uma longa trajetória de transformação.

Ela citou que o crédito cresce ano a ano e que superou 50% do PIB em 2012, mas salientou que hoje há um novo conjunto de desafios. "A educação e a tecnologia são pilares do futuro".

A ministra disse que o Programa de Investimento e Logística complementa o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e "garante celeridade e expertise nos investimentos". Ela cobrou a participação dos empresários.

"Para sermos bem sucedidos precisamos criar condições para esses novos contratos", disse, lembrando que são quase R$ 200 bilhões em investimentos "e o retorno tem de ser compatível com risco do negócio", completou.

A ministra-chefe da Casa Civil afirmou também que o governo federal vai financiar projetos de ferrovias a fim de assegurar o desenvolvimento de longo prazo do setor. "Vamos colocar recursos em financiamentos de ferrovias e não vamos permitir sucateamento da malha", destacou. "Isso diminuirá custo logístico do País."

Em relação aos aeroportos, a ministra disse que o governo deseja que eles se tornem comparáveis aos melhores do mundo. E, para que isso ocorra, o Poder Executivo quer companhias muito experientes que atuem internacionalmente. "Queremos empresas com gestão de aeroportos no mínimo com 35 milhões de passageiros ao ano", afirmou Gleisi. Segundo ela, o governo quer receber sugestões antes da implementação dos projetos em aeroportos.

"Estamos oferecendo investimentos no País, com grandes perspectivas, negócio seguro e regras claras", destacou. "O governo quer acertar e está aberto para isso e para (aqueles) que se mostrarem parceiros de longo prazo." (Ricardo Leopoldo, Gustavo Porto e Beatriz Bulla)

Acompanhe tudo sobre:Gleisi HoffmannInfraestruturaMinistério da Casa CivilPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular