Brasil

Governo constata situação de emergência em 12 municípios

Em Minas Gerais, cidades de Águas Vermelhas, Chapada do Norte, Itamarandiba, Mamonas e São Francisco estão na lista por estiagem, e Taiobeiras, por vendaval


	Santa Catarina: cidades de Itá, Lacerdópolis e Quilombo estão em estado de emergência por causa de chuvas intensas e enxurradas
 (Divulgação/Defesa Civil SC)

Santa Catarina: cidades de Itá, Lacerdópolis e Quilombo estão em estado de emergência por causa de chuvas intensas e enxurradas (Divulgação/Defesa Civil SC)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2014 às 14h54.

Brasília - O governo federal reconheceu nesta quinta-feira, 14, situação de emergência em 12 municípios da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com essas decisões foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).

Na Bahia, foi reconhecida situação de emergência nos municípios de Andorinha, Curaçá e Presidente Dutra, por causa da estiagem.

Em Minas Gerais, estão na lista as localidades de Águas Vermelhas, Chapada do Norte, Itamarandiba, Mamonas e São Francisco, por estiagem, e Taiobeiras, por vendaval.

Em Santa Catarina, foi reconhecida situação de emergência em Itá, Lacerdópolis e Quilombo, por problemas causados por chuvas intensas e enxurradas.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é caracterizada por uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Também foi autorizado nesta quinta o empenho e a transferência federal de R$ 366 mil para ações de Defesa Civil no município de Ipanema, em Minas Gerais. O dinheiro deverá ser aplicado na execução de obras de reconstrução de danos causados por chuvas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisDados de BrasilChuvasSecas

Mais de Brasil

Isenção do Imposto de Renda: o que muda para profissionais liberais

Polícia investiga morte de dois amigos após consumo de uísque adulterado com metanol em Pernambuco

Washington Reis pede ao STF 'acordo de não persecução penal' para evitar inelegibilidade