Brasil

Governo de SP lança estratégia de combate à dengue

Entre as medidas anunciadas está o trabalho de equipes estaduais em 67 municípios considerados prioritários

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: nordeste do Peru está em alerta vermelho (James Gathany/Wikimedia Commons)

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue: nordeste do Peru está em alerta vermelho (James Gathany/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2011 às 17h05.

São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apresentou hoje as novas estratégias para enfrentar a dengue no próximo verão. Entre as medidas anunciadas está o trabalho de equipes estaduais de "Treinamento Express" em 67 municípios considerados prioritários, com o objetivo de capacitar e atualizar os profissionais de saúde em seus locais de trabalho. O treinamento terá duração média de 15 minutos.

De acordo com a secretaria, as capacitações eram realizadas anteriormente em auditórios fora das unidades de saúde, e alguns serviços não mandavam seus médicos para o treinamento. Os gestores municipais também receberão treinamento e uma cartilha com as informações referentes a combate ao Aedes aegypti e tratamento dos infectados.

Também serão realizadas cinco oficinas macrorregionais sobre dengue para municípios prioritários e regiões Metropolitanas da Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas, com duração de três dias. O plano prevê ainda a montagem de "hospitais de campanha", que oferecerão tratamento especializado, auxiliando os municípios com maior incidência de casos.

A Secretaria destacará cerca de 700 profissionais da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para acompanhar as visitas casa a casa realizadas por agentes municipais para controle e eliminação de criadouros. Um mapeamento realizado pela pasta, por intermédio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e da Sucen apontou 283 (43%) municípios paulistas com risco alto ou muito alto para a ocorrência de dengue no próximo verão. A classificação levou em conta fatores como histórico de transmissão da doença e índices de infestação de larvas do Aedes aegypti. Neste ano, o número de casos de dengue de janeiro a agosto foi 56,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2010.


Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSaúdeDoençasSão Paulo capitalDengue

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'