Brasil

Governo de SP também agilizou repasse em ano eleitoral

Liberação de recursos para investimentos cresceu 48% em 2010

Serra acelerou novos convênios antes do veto à transferência voluntária da verba (Lailson Santos/EXAME.com)

Serra acelerou novos convênios antes do veto à transferência voluntária da verba (Lailson Santos/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2011 às 09h50.

São Paulo - Assim como ocorreu no âmbito federal, o governo de São Paulo acelerou as transferências voluntárias de recursos em 2010, ano em que o ex-governador José Serra (PSDB) disputou a Presidência da República com o apoio da maioria dos prefeitos do Estado.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda relativos a convênios celebrados entre o Estado e municípios, a liberação de recursos para investimentos subiu 48% de 2009 para 2010, se levados em conta apenas os investimentos, ou 28%, se consideradas também as verbas de custeio. A evolução se deu em termos reais - os dados foram corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA).

Consultada sobre o fenômeno, a assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes negou que ele esteja relacionado ao calendário eleitoral.

"Ao avaliar as transferências voluntárias de recursos aos municípios é preciso considerar a data de assinatura dos convênios", afirmou a assessoria. "O montante liquidado em um ano pode incluir parcelas de acordos firmados em anos anteriores. Essa prática, aliás, permite fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos, uma vez que os repasses às prefeituras são feitos de acordo com o andamento da obra, conforme acompanhamento feito pelo órgão estadual responsável."

A assessoria informou ainda que, em 2010, foram firmados 6.690 convênios, ante 8.290 celebrados em 2009. "Esse resultado, sim, é fruto do período eleitoral, uma vez que é vedada aos Estados, no três meses que antecedem o pleito, a transferência voluntária de recursos, ainda que decorrentes de convênios ou de outra obrigação preexistente, desde que não se destinem à execução de obras ou serviços já iniciados." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasDados de BrasilJosé SerraMetrópoles globaisPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSão Paulo capital

Mais de Brasil

Defesa de Braga Netto pede suspeição de Moraes em denúncia sobre golpe

Defesa de Bolsonaro recorre contra decisão de Moraes e pede mais prazo para responder PGR

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça