Brasil

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governador se reuniu com 55 prefeitos nesta terça e prometeu ajudar as cidades afetadas com recursos financeiros, equipamentos e obras de recuperação

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 19h34.

Tudo sobreChuvas
Saiba mais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que vai usar detentos do regime semiaberto como mão-de-obra para limpeza de ruas de maneira emergencial nos municípios que foram mais atingidos pelas chuvas e vendavais nesta segunda-feira, 22.

Tarcísio se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com 55 prefeitos nesta terça, ocasião na qual prometeu ajudar as cidades afetadas com recursos financeiros, equipamentos e obras de recuperação.

Tarcísio afirmou que já começou a pedir, ainda pela manhã, autorizações judiciais para permitir que os detentos sejam liberados para estas funções, e o plano é que a gestão estadual custeie o transporte e alimentação dos presidiários.

— A gente está aqui, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, para formar o protocolo de utilizar a mão de obra do sistema prisional. As primeiras autorizações para isso a gente já está obtendo na Justiça. Então aí é um acerto que a gente faz com a prefeitura em questão de transporte e alimentação para que a gente possa também disponibilizar essa mão de obra — explicou.

O chefe da Casa Militar e Defesa Civil, coronel Hengel Ricardo Pereira, explicou, durante coletiva de imprensa, que esse procedimento precisa de autorização judicial e que o primeiro pedido foi feito para Cajamar, um dos municípios que mais teve estragos com os ventos de quase 100 quilômetros por hora.

— Cajamar já tem autorização da juíza local para que possa ser feito o emprego desses presos para a limpeza da rua, é uma força complementar, uma forma da gente poder restabelecer mais rapidamente a normalidade dentro dos municípios e a gente vem contando com esse apoio também da Secretaria de Administração Penitenciária usando o recurso adicional nesses momentos especiais de grandes tragédias. Isso já foi utilizado em Presidente Venceslau no passado — afirmou.

O governo não informou, entretanto, quantos detentos devem ser acionados para esse plano.

Logo após se reunir com os prefeitos, Tarcísio teve um encontro com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), também no Palácio dos Bandeirantes.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloTarcísio Gomes de FreitasChuvasMeteorologia

Mais de Brasil

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'

Lula chama PEC da Blindagem de 'equívoco histórico' e diz que arquivamento era 'previsível'

Governo retira urgência do licenciamento ambiental, após acordo para votar IR na semana que vem