Brasil

Governo do ES comemora liminar do STF sobre royalties

O governo do ES, por nota oficial, afirmou que a medida "restabelece o princípio da legalidade e mantêm o direito constitucional dos Estados produtores de petróleo"


	A notícia de que a ministra Cármen Lúcia atendeu ao pedido do Rio foi comemorada pelo governador fluminense Sérgio Cabral
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

A notícia de que a ministra Cármen Lúcia atendeu ao pedido do Rio foi comemorada pelo governador fluminense Sérgio Cabral (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 21h49.

Rio - O governo do Espírito Santo acredita que será beneficiado com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acatar o pedido liminar do Rio de Janeiro contra a posição do Congresso relativa aos royalties do petróleo.

Os parlamentares optaram por estender o pagamento a Estados e municípios não produtores de petróleo, mesmo para os contratos já vigentes, o que prejudicaria os Estados produtores, sobretudo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

A notícia de que a ministra Cármen Lúcia atendeu ao pedido do Rio foi comemorada pelo governador fluminense Sérgio Cabral, que, em nota oficial, afirmou que "a decisão da ministra Carmen Lúcia resgata o valor mais importante da Constituição de 1988: o seu profundo compromisso com o Estado Democrático de Direito".

O governo do Espírito Santo, também por meio de nota oficial, afirmou que a medida "restabelece o princípio da legalidade e mantêm o direito constitucional dos Estados produtores de petróleo".

A expectativa, agora, é por uma decisão definitiva do STF contra a decisão do Congresso e em favor dos Estados produtores.

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRoyaltiesSérgio CabralSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil