Brasil

Governo erra ao não apresentar proposta, diz CUT

Severo avaliou que a greve pode aumentar, já que categorias como bancários, petroleiros e setores do funcionalismo federal farão campanha salarial em setembro


	Servidores em greve em frente ao Ministério do Planejamento
 (Elza Fiúza/ABr)

Servidores em greve em frente ao Ministério do Planejamento (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2012 às 12h15.

São Paulo - O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, afirmou ontem que o governo erra ao não apresentar uma proposta salarial aos servidores públicos. "Há um erro no governo de dizer que tem limitação no Orçamento e não dizer qual é. Deveria pegar a proposta do servidor e falar: 'Isso eu não posso atender, mas posso fazer isso aqui'." Ele também criticou o modelo de negociação salarial. "Todas as categorias em greve têm o mesmo patrão. Deveria haver uma mesa unificada para tratar das questões do trabalhador, com um contrato coletivo", disse.

Outro dirigente da CUT, Quintino Severo, secretário de Finanças, afirmou que o ex-presidente Lula negociava mais com os trabalhadores e adotou estratégia diferente no combate à crise. "O presidente negociava e buscou estimular o consumo e o mercado interno, de modo a evitar conflito contra ele que prejudicasse os trabalhadores", afirmou.

"À medida que o governo (Dilma) atrai tudo que é coisa ruim contra ele, as dificuldades são cada vez maiores." Severo avaliou que a greve pode aumentar, já que categorias como bancários, petroleiros e setores do funcionalismo federal farão campanha salarial em setembro. "A tendência é ampliar o grau de pressão e tensionamento. Vai rebater no governo." O secretário disse que a CUT cobrou do PT "responsabilidade de ajudar a resolver o impasse", Segundo ele, a conversa surtiu efeito. As informações são da edição deste sábado do jornal O Estado de S.Paulo.

Acompanhe tudo sobre:LegislaçãoGovernoGrevesLeis trabalhistas

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF