Brasil

Governo estuda novo empréstimo ao BNDES

Recursos serviriam para o banco pagar sua participação no aumento de capital da Petrobras

Prédio do BNDES, no Rio de Janeiro: governo avalia impacto político de mais um aporte no banco (.)

Prédio do BNDES, no Rio de Janeiro: governo avalia impacto político de mais um aporte no banco (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O governo estuda fazer um novo empréstimo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que o banco estatal possa pagar a sua participação no processo de aumento de capital da Petrobrás. Essa possibilidade vem sendo discutida nos bastidores do governo nas últimas semanas, segundo informaram diferentes fontes do governo à Agência Estado.

A liquidação da operação é no próximo dia 29, e até lá o governo avalia o risco político de uma nova operação ao BNDES, mesmo depois das declarações da equipe econômica garantindo que a instituição não receberia mais aportes do Tesouro. Segundo essas fontes, esse novo empréstimo ao BNDES representa, neste momento, uma “carta na mão”, colocada na complexa engenharia financeira montada para viabilizar a capitalização da Petrobrás.

A venda de novas ações da estatal permitiu ao governo aumentar sua participação no capital da petrolífera e, ao mesmo tempo, reforçar o seu caixa para o cumprimento da meta de superávit primário das contas do setor público deste ano.

Uma minuta de uma medida provisória (MP) autorizando o novo empréstimo está pronta e poderá ser editada, a qualquer momento, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovar a operação. Esse empréstimo, se concedido, significará na prática novo aporte do Tesouro Nacional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre a Capitalização da Petrobras

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoBNDESGoverno

Mais de Brasil

Aeroporto de Natal é fechado após suspeita de bomba em voo para Recife

Tragédia em Pernambuco expõe série de acidentes fatais com ônibus nas rodovias brasileiras em 2025

De olho em 2026, Lula retorna ao seu berço político e acena às mulheres

STF forma maioria contra decisão de Barroso sobre aborto legal com participação de enfermeiros