Brasil

Governo indica vice-governadora do CE para substituir Cid

O líder do governo na Câmara sugeriu Izolda Cela (PROS) para substituir Cid Gomes no Ministério da Educação


	Cid Gomes: ligada a Cid, Izolda foi secretária da Educação quando o ex-ministro governou o Ceará
 (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

Cid Gomes: ligada a Cid, Izolda foi secretária da Educação quando o ex-ministro governou o Ceará (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2015 às 16h35.

São Paulo - O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), sugeriu à presidente Dilma Rousseff o nome da atual vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PROS), para substituir Cid Gomes (PROS) no Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o parlamentar, Izolda é um "grande quadro" pois tem "história e legado" na área da educação.

Ligada a Cid, Izolda foi secretária da Educação quando o ex-ministro governou o Ceará e é responsável pela implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), criado em 2007.

Bastante elogiado pelo governo federal, o programa serviu de inspiração para a presidente Dilma criar, em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

"O governo está avaliando, mas evidentemente o Ceará tem sugestões, e Izolda é um dos nomes que apresentei", afirmou Guimarães ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

O nome da atual vice-governadora chegou a ser cotado para assumir o MEC durante a reforma ministerial do ano passado. Na época, Cid declarava que pretendia trabalhar no Banco Mundial, nos Estados Unidos, após deixar o governo cearense.

Fontes afirmam que Cid já teria apresentado o nome da correligionária durante a conversa ontem com Dilma na qual pediu demissão. A assessoria do ex-ministro, contudo, nega a informação. Izolda é de extrema confiança de Cid e foi colocada na chapa para concorrer a vice na chapa do governador Camilo Santana (PT) por articulação do próprio ex-ministro.

Essa ligação com Cid pode gerar resistência ao nome de Izolda entre partidos da base aliada, como o PMDB - o líder da legenda no Senado, Eunício Oliveira, é adversário político do ex-ministro no Ceará.

"Quem indica e demite ministro é a presidente, não é nenhum partido", ameniza Guimarães.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPartidos políticosCâmara dos DeputadosMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Hugo Motta pauta projeto que endurece punição contra aliciamento de menores online

Reforma administrativa prevê fim das férias de 60 dias para servidores públicos

Brasil contesta investigação dos EUA e reforça defesa do Pix, agro e combate ao desmatamento

Adultização: o que diz o PL sobre proteção de crianças nas redes e quais são as principais mudanças