Brasil

Governo fiscaliza sistemas de transmissão de energia

A partir de amanhã, equipes do governo visitarão as principais instalações de transmissão de energia o país para rever todos os procedimentos de segurança


	Aneel vai disciplinar o processo de avaliação feito por técnicos
 (Divulgação)

Aneel vai disciplinar o processo de avaliação feito por técnicos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2012 às 10h31.

Brasília – A partir desta segunda-feira (5), dez equipes de técnicos do <a href="https://exame.com.br/topicos/governo" target="_blank"><strong>governo</strong></a> visitarão as principais instalações de transmissão de energia o país para rever todos os procedimentos de segurança. A medida foi adotada depois dos últimos episódios de falta de energia ocorridos em diversas regiões do país.</p>

Segundo o Ministério de Minas e Energia, todas as ocorrências tiveram como causa falhas no sistema de proteção primário das linhas de transmissão.

Na última quinta-feira (1º), o governo publicou o Protocolo de Avaliação dos Sistemas de Proteção da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), que estabelece procedimentos, critérios e requisitos a serem adotados na avaliação dos sistemas de proteção, com a intenção de aumentar a segurança e confiabilidade das operações.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai disciplinar o processo de avaliação, e o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, definir quais as adequações prioritárias e em que prazo terão de ser executadas. As empresas deverão elaborar um plano de ação para sanar os problemas apontados pelo protocolo.

Acompanhe tudo sobre:GovernoFiscalização

Mais de Brasil

Julgamento do recurso de Bolsonaro no STF termina nesta sexta

Leilão da Ferrogrão acontecerá no 1º semestre de 2026, diz presidente da ANTT

Alerta do TCU sobre estatais e rombo nos Correios viram arma para oposição

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP