Brasil

Governo lança novo slogan a um ano da eleição, e Lula cobra ministros a defenderem gestão

Reunião ministerial teve cartilha com entregas e pedido de empenho pró-governo

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 15h25.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

Em reunião ministerial nesta terça-feira, 26, o ministro Sidônio Palmeira, da Comunicação Social, anunciou o novo slogan do governo, que será "Governo do Brasil / do lado do povo brasileiro", em substituição ao lema "União e Reconstrução", adotado desde o início do terceiro mandato de Lula. O novo mote começará a ser adotado nos próximos dias.

Na reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir empenho dos ministros para defender o governo publicamente e disse que todos os ministros devem estar a par das entregas do governo como um todo, e não apenas de suas áreas.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, o novo mote busca se aproximar da pauta de justiça social defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na reunião ministerial, Sidônio disse que esta constitui um dos pilares da gestão, ao lado da defesa da soberania. A mudança é ensaiada há pelo menos dois meses, como noticiou O GLOBO.

Além do boné azul com os dizeres "O Brasil é dos Brasileiros", cada ministro recebeu um livreto com as principais realizações do governo, no qual há um QR code para uma página com mais detalhes sobre as entregas em cada área.

Durante a reunião, discursaram, além do vice-presidente Geraldo Alckmin e do chefe da Casa Civil, Rui Costa, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social).

Lula também disse aos ministros que se sente muito bem de saúde, que está no seu melhor momento e que, se continuar assim, tem "toda a intenção" de disputar a reeleição no ano que vem.

Já Gleisi enumerou aos ministros quais são as prioridades do governo no Legislativo, com destaque para a regulamentação das plataformas digitais e a PEC da Segurança Pública. Aliados da ministra dizem que, embora indiretamente, a fala de Gleisi foi no sentido de pedir empenho aos ministros junto às bancadas de seus partidos no Congresso para a aprovação das medidas.

Após a reunião, Lula chamou alguns ministros para conversar, entre eles Rui Costa e André Fufuca, do Esporte.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Brasil

Prazo para manifestar interesse na lista de espera do Prouni encerra nesta terça-feira, 26

Alcolumbre defende emendas parlamentares e critica criminalização das destinações

'Eles têm operado com nove ministérios': Tarcísio cita Milei como bom exemplo de controle fiscal