Brasil

Crescimento do PIB pode ser revisto de 7% para 7,4%

Ministro da Fazenda acredita que crescimento de ´7% já está garantido´

O Brasil não cresce acima de 6% desde 1986 (Arquivo)

O Brasil não cresce acima de 6% desde 1986 (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu hoje (15) que a previsão oficial de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 7% para este ano poderá ser corrigida a partir dos números do terceiro trimestre. "Porque aí você sabe concretamente o que aconteceu e, provavelmente, você vai subir essa conta de 7% para 7,3% ou 7,4%. Alguma coisa assim. Eu diria que 7% já estão garantidos", afirmou.

O crescimento do PIB primeiro semestre foi de 8,9%, mas está em desaceleração. A maioria dos analistas prevê um crescimento acima de 7%. "Eu prefiro ir para baixo, deixar que a economia mostre seus resultados para depois fazer a correção dos dados do governo".

O ministro lembrou que a última vez em que o PIB brasileiro cresceu acima de 6% foi em 1986. A diferença, segundo ele, é que o crescimento hoje é sustentável. "É um crescimento sólido, que poderá prosseguir nos próximos anos". Para o próximo quadriênio, a estimativa é crescer, em média, 5,8% ao ano.

Mantega destacou que a taxa de investimento deve fechar o ano entre 22% e 23%, “o que é excelente”. O ministro disse que não é o consumo que está puxando o crescimento, mas o investimento, o que resulta em aumento da produtividade. O ministro deu as declarações ao falar para cerca de mil empresários da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais sobre o PIB

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilAmérica LatinaDados de BrasilIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIBGuido Mantega

Mais de Brasil

Em meio ao julgamento de Bolsonaro, Barroso afirma que tribunais são 'vitais' contra autoritarismo

Lula empata com Ciro, vence Bolsonaro, Tarcísio e outros 3 nomes no 2º turno, diz pesquisa CNT/MDA

Tarcísio vence Alckmin, Haddad e França na disputa pelo governo de SP em 2026, diz AtlasIntel