O número de mortos por intoxicação causada por metanol subiu para dois no último sábado (27), segundo o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo. Os óbitos aconteceram em São Bernardo do Campo e na capital paulista.
O Sistema de Alerta Rápido (SAR), da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/MJSP), registrou, na sexta-feira (26), que 10 casos de intoxicação por metanol estão em investigação no estado de São Paulo. O alerta é alto, visto que todos aconteceram em um período de 25 dias. O primeiro caso foi registrado dia primeiro de setembro.
Todas as ocorrências estão relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
Os casos foram inicialmente notificados pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), de Campinas, e encaminhados ao Comitê Técnico do SAR. Segundo o órgão, o número de intoxicações por metanol é considerado fora do padrão, tanto pelo curto período de ocorrência quanto pelo desvio em relação a registros anteriores.
Na próxima segunda-feira, o comitê técnico do Sistema de Alerta Rápido do Ministério da Justiça se reunirá para acelerar as investigações dos episódios.
Intoxicação por metanol: como acontece?
Historicamente, o Ciatox registrava casos ligados à ingestão de combustíveis, geralmente entre pessoas em situação de rua e contextos de abuso de substâncias.
Desta vez, a ingestão ocorreu em ambientes sociais, envolvendo diferentes tipos de bebidas, como gin, whisky e vodka, o que configura um registro inédito para o centro toxicológico. Há possibilidade de outros casos não notificados de intoxicação por metanol, já que nem todas as ocorrências chegam aos órgãos de vigilância.
A ingestão de metanol, mesmo em pequenas quantidades, pode causar efeitos graves e até a morte. O Ministério da Justiça e Segurança Pública alerta que adulterações desse tipo têm potencial de provocar surtos com múltiplos casos de risco e alta taxa de letalidade. As autoridades reforçam a necessidade de atenção da população, principalmente com o aumento do consumo de álcool no fim de semana.