Brasil

Greve de agentes penitenciários do DF completa 17 dias

Agentes reivindicam a contratação de 500 servidores e o pagamento da última parcela do reajuste salarial que deveria ter sido quitada em setembro de 2015

Prisão: o presidente do Sindpen, Leandro Allan, alerta que há poucos agentes para muitos detentos (Richard Bouhet/AFP)

Prisão: o presidente do Sindpen, Leandro Allan, alerta que há poucos agentes para muitos detentos (Richard Bouhet/AFP)

AB

Agência Brasil

Publicado em 27 de outubro de 2016 às 15h18.

A greve dos agentes penitenciários do Distrito Federal completa 17 dias hoje (27) e afeta atividades como visitas aos detentos, escoltas judiciais e atendimento a advogados e oficias de Justiça.

Os agentes reivindicam a contratação de 500 servidores e o pagamento da última parcela do reajuste salarial, de 17,5%, que deveria ter sido quitada em setembro de 2015, mas foi adiada pelo governo do DF por tempo indeterminado.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen), a greve não interfere nas atividades internas do sistema prisional, como a segurança das unidades, que inclui a conferência dos internos e rondas; e os serviços médicos, de alimentação, de inquéritos disciplinares, assistência social e ensino, entre outros.

O presidente do Sindpen, Leandro Allan, alerta que há poucos agentes para muitos detentos. "Existem, hoje, aproximadamente 15 mil presos em todo sistema do DF e existe um estudo que em até 2020 haverá 24 mil detentos. Somos 1,2 mil agentes", comparou.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no dia 14 de outubro e estabeleceu multa de R$ 100 mil por dia o sindicato da categoria, caso os servidores não voltassem ao trabalho. Há uma semana, o desembargador responsável pela ação aumentou a multa para R$ 200 mil ao dia.

Segundo a SSP, na última segunda-feira (24), o secretário da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio, e a secretária de Segurança Pública e Paz Social, Márcia de Alencar, se reuniram com representantes do Sindpen e houve avanço no diálogo em relação às pautas que não têm impacto financeiro.

Acompanhe tudo sobre:distrito-federalGrevesPrisões

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular