Brasil

Greve prejudica movimentação de cargas no Porto de Santos

Os estivadores decidiram cruzar os braços, por tempo indeterminado, como forma de pressionar os congressistas a promoverem mudanças favoráveis à categoria


	Porto de Santos: segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), entre os carregamentos afetados estão oito contêineres tanto de produtos dirigidos à exportação quanto importação.
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Porto de Santos: segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), entre os carregamentos afetados estão oito contêineres tanto de produtos dirigidos à exportação quanto importação. (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 16h29.

São Paulo – A paralisação de estivadores, iniciada ontem à tarde (14), nos portos de Santos, no litoral paulista, de Paranaguá, no Paraná e do Rio de Janeiro, impediu hoje (15) a movimentação de cargas de 14 embarcações, de um total de 35, no Porto de Santos.

A categoria decidiu cruzar os braços, por tempo indeterminado, como forma de pressionar os congressistas a promoverem mudanças favoráveis à categoria, na avaliação em andamento no Senado sobre a Medida Provisória (MP) 595/2012, conhecida como MP dos Portos.

A medida prevê a concessão de terminais portuários para a iniciativa privada e os estivadores temem que essa abertura possa precarizar as condições de trabalho da classe. “A presidenta Dilma [Rousseff] disse que não se mexeria em nenhum milímetro dos nossos direitos, mas queremos garantias e não estamos abrindo mão de trabalhar em terminais privados” argumentou o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Guarujá, São Vicente e Cubatão, Rodnei Oliveira da Silva.

Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o Porto de Santos, entre os carregamentos afetados estão oito contêineres tanto de produtos dirigidos à exportação quanto importação. Dois contêineres são de soja; um de automóvel; um de adubo; um de trigo e um de papel e celulose.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaInfraestruturaTransportesGrevesPortosPorto de Santos

Mais de Brasil

Sob pressão da oposição, Motta anuncia que irá votar urgência de projeto de anistia

Lula sanciona PL da adultização e diz que redes não podem continuar sendo usadas para abuso sexual

Anvisa suspende diurético bastante usado em hospitais após suspeita de presença de caco de vidro

Após alta, Bolsonaro pede ao STF para receber quatro aliados