Redação Exame
Publicado em 2 de abril de 2025 às 11h52.
Última atualização em 2 de abril de 2025 às 12h12.
Para acessar diversos serviços digitais do governo federal, como o INSS, a carteira de trabalho digital e o seguro-desemprego, o cidadão deve criar uma conta no portal Gov.br. Com uma única senha, é possível acessar uma série de funcionalidades públicas de forma prática e segura. Ao realizar o cadastro, o governo consegue identificar o cidadão ao solicitar serviços públicos digitais, garantindo maior agilidade nas interações.
Cada serviço público exige um nível de segurança específico, e, por isso, a conta Gov.br oferece diferentes níveis de proteção. Para serviços mais simples, basta fornecer dados básicos. No entanto, para acessar serviços mais complexos, é necessário um nível mais alto de segurança, como as contas prata ou ouro.
O cidadão pode aumentar o nível da conta diretamente pelo aplicativo Gov.br ou acessando o portal e utilizando a opção "Selos de Confiabilidade", onde são fornecidas as orientações para esse processo.
Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode fazer o cadastro dentro da plataforma Gov.br. Para criar a conta, é preciso baixar o aplicativo (App Store ou Google Play) e seguir os passo, começando pelo "criar conta".
Com o cadastro, o cidadão consegue ter acesso a diversos serviços digitais do governo como INSS, carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.
O código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS, é gerado via notificação push no aplicativo gov.br do titular da conta. Caso não esteja recebendo o código de acesso, siga as orientações do fabricante de seu dispositivo para liberar todas as notificações push.
Os usuários da conta GOV.BR podem preencher a Declaração de Imposto de Renda 2024 de forma mais fácil. Quem tem o cadastro na plataforma pode optar pela declaração pré-preenchida, que possibilita o início do processo com os diversos campos já completados automaticamente pelo sistema.
As contas do Gov.br são divididas por níveis, sendo eles o bronze, prata e ouro. Eles são determinados a partir do quão seguros são os dados compartilhados pelos usuários. Confira no detalhe cada um deles:
A assinatura simples pode ser utilizada para transações dentro das plataformas do governo que não envolvam informações protegidas por grau de sigilo. Permite acesso à solicitação de agendamentos ou atendimentos; solicitação de acesso a portal do governo; envio de documentos digitais em geral; requerimento de benefícios assistenciais, trabalhistas ou previdenciários diretamente pelo interessado.
A assinatura prata utiliza o certificado digital, com o processo de emissão via Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), e pode ser usada em todas as transações e documentos com o Poder público.
O nível ouro é aceito nos processos e transações com entes públicos quando envolvem informações protegidas por grau de sigilo e registro de atos nas juntas comerciais, como registro ou transferência de propriedade de empresas, marcas ou patentes; celebração de contratos; envio de documentos digitais ou de pedidos de recurso em procedimentos administrativos, ou de fiscalização.