Brasil

Conheça quais atendimentos a UPA faz e como acessar o serviço

Veja quando você deve procurar uma UPA e quais atendimentos são feitos nas unidades

 (Hospital Moinhos de Vento/Divulgação)

(Hospital Moinhos de Vento/Divulgação)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista

Publicado em 27 de junho de 2024 às 09h00.

O SUS — Sistema Único de Saúde — é um serviço destinado para todos os brasileiros e reconhecido por ser um dos sistemas de saúde pública mais completos do mundo. E para conseguir atender uma população tão grande em situações diversas, ele é dividido em algumas frentes de atendimento. 

Dentre elas, estão a UPA, o UBS, os hospitais e outras unidades de atendimento conhecidas por aí. Mas você sabe qual a diferença entre elas? Neste artigo, você entenderá melhor quais atendimento a UPA faz, como ela funciona e quando se deve procurar uma. 

O que é UPA e como funciona?

UPA é a sigla para Unidade de Pronto Atendimento. A UPA é um serviço do SUS, administrado pelo Ministério da Saúde, e faz parte da rede de serviços pré-hospitalares fixos para atendimentos de urgência no Brasil. 

A UPA faz atendimento para pessoas em condições que não necessariamente sejam graves, mas casos mais sérios também. Inclusive, é na UPA que é feito o primeiro atendimento em casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando e encaminhando os pacientes para as unidades de referência certas para aquele caso. 

Outra informação importante sobre a UPA é que ela não para: o serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana, com uma equipe multidisciplinar para atender diferentes tipos de situações. 

Quais os serviços que a UPA oferece?

As UPAs oferecem um serviço parecido com o pronto-socorro, mas de forma simplificada. Ou seja, por lá é possível fazer um raio-X, eletro, exames laboratoriais, acesso a pediatras e até mesmo leitos de observação. 

Mas, se tiver agravamento do caso, a UPA direciona o paciente para um hospital de fato. Seu objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros pois, ao chegar na unidade, a UPA já terá feito todo o atendimento inicial, facilitando o diagnóstico e agilizando o processo. 

Pronto-socorro, UPA e UBS: qual a diferença?

Muitas pessoas confundem os serviços do pronto-socorro, UPA e UBS. O SUS disponibiliza todos eles gratuitamente. Veja quando procurar cada um: 

UPA: como comentado, a UPA é o primeiro atendimento do cidadão em casos graves e de risco, principalmente. Funciona 24h por dia e pode atender e resolver casos de urgência e emergência. UBS: as UBSs são a porta de entrada do SUS, onde os pacientes podem receber atendimento médico e fazer acompanhamento de tratamentos. Na UBS, é possível tomar vacinas, ter acesso a medicamentos, fazer o acompanhamento de pré-natal, entre outros serviços. 

Pronto-socorro: já o pronto-socorro é para onde são direcionados os casos mais complexos, geralmente encaminhados pela UPA, para possíveis internações, acompanhamento cirúrgico, exames mais profundos e demais solicitações que só podem ser feitas em um hospital. 

Quando se deve procurar uma UPA?

De acordo com o Ministério da Saúde, se você identificar algum dos sintomas abaixo, pode procurar uma UPA

  • Febre alta, acima de 39ºC;
  • Fraturas e cortes com pouco sangramento;
  • Infarto e derrame;
  • Queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;
  • Cólicas renais;
  • Falta de ar intensa;
  • Crises Convulsivas;
  • Dores fortes no peito;
  • Vômito constante.
Acompanhe tudo sobre:Hospitais públicos

Mais de Brasil

Eduardo Leite deixa aliados de sobreaviso sobre saída do PSDB e indica que pode se filiar ao PSD

Anvisa torna obrigatória retenção da receita para a venda de Ozempic

Veja como vai funcionar novo programa de perícias do INSS para diminuir fila

Relator da maior aposta de Lula, Lira diz que seria 'honraria' ocupar cargo de vice de Bolsonaro