Brasil

Haddad deve entregar 100 de 243 creches prometidas

Os entraves burocráticos são alguns dos obstáculos apontados para que a meta fosse revista


	Fernando Haddad: 31 creches foram entregues pela atual administração até abril de 2015
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Fernando Haddad: 31 creches foram entregues pela atual administração até abril de 2015 (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 10h36.

São Paulo - A gestão Fernando Haddad (PT) não deve entregar nem metade das creches prometidas na campanha eleitoral, em 2012.

Enquanto o plano de obras da gestão fala em 243 prédios novos, a Secretaria Municipal de Educação já trabalha em terminar o mandato com 100 obras.

A estimativa é do secretário de Educação do Município, Gabriel Chalita. "Para ser realista, vamos conseguir até o fim do mandato entregar 100 creches", diz Chalita.

Os entraves burocráticos, como lentidão para desapropriação de terrenos, são alguns dos obstáculos apontados para que a meta fosse revista.

A rede municipal de São Paulo fechou o mês de março com 236.505 crianças matriculadas - e o número deve continuar crescendo ao longo do ano.

Na comparação com dezembro de 2012, último ano da gestão Gilberto Kassab (PSD), a Prefeitura tem até agora um saldo de 22,4 mil novas vagas preenchidas.

Haddad prometeu criar 94 mil vagas em creche, para zerar a fila registrada em 2012. Em março, a fila por creche chegou a 105.967.

Para conseguir acelerar a criação de vagas, Chalita tem apostado em parcerias com empresas, para que elas banquem a construção ou a doação do terreno.

Já há duas creches acordadas com o Shopping Iguatemi e outras 20 com a rede de supermercados Carrefour. Segundo Chalita, o Shopping Aricanduva, cartórios e outros mercados já mostraram interesse.

Segundo o balanço mais recente da Prefeitura, 31 creches foram entregues pela atual administração até abril de 2015.

Outras 33 estão em obras e 11 começarão a ser erguidas ainda este ano, segundo a secretaria. Outras 12 têm pendência de terreno para começar as obras.

CEUs

Com relação aos 20 Centros de Educação Unificada (CEUs), apenas um foi entregue - em Heliópolis, zona sul. A aposta da Prefeitura é a venda de um terreno municipal na Freguesia do Ó, zona norte, no valor estimado de R$ 200 milhões, para conseguir dinheiro para novos CEUs.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrechesFernando HaddadMetrópoles globaisPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitosSão Paulo capital

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil