Brasil

Haddad se encontra com Lula e afirma que presidente irá se pronunciar sobre Rio Grande do Sul

Encontro não constava na agenda oficial do ministro da Fazenda. Expectativa é de que medidas sejam anunciadas pelo presidente ainda hoje

 (Ton Molina/NurPhoto/Getty Images)

(Ton Molina/NurPhoto/Getty Images)

Publicado em 6 de maio de 2024 às 11h57.

Última atualização em 6 de maio de 2024 às 12h10.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se encontrou, no Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira, 6, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião não constava na agenda oficial e, após o encontro, Haddad afirmou que o presidente irá realizar um pronunciamento sobre o Rio Grande do Sul. A agenda do ministro Haddad para hoje ainda não foi divulgada.

"Vai ter um anúncio da presidência sobre [o Rio Grande do Sul]. Então eu vou me conter porque foi combinado que nós levamos lá para o presidente os cenários, a Casa Civil, Fazenda, Planejamento e aí o presidente vai deliberar e anunciar alguma coisa", disse Haddad.

O ministro estava em São Paulo e retornou a Brasília no sábado, 4, para acompanhar Lula na viagem que fez ao Rio Grande do Sul no domingo, 5.

O presidente criou uma comitiva para gerir a crise que se alastra no Sul devido às fortes chuvas. Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, os temporais já deixaram 83 mortos e 111 pessoas seguem desaparecidas. Mais de 850 mil pessoas de 345 municípios foram afetadas.

A comitiva incluiu os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que também participaram da viagem ao Sul. O estado recebe apoio emergencial através da colaboração entre a União, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Isso inclui medidas como a transferência de recursos e a renegociação da dívida, visando oferecer assistência à região.

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadLuiz Inácio Lula da SilvaRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil