Brasil

Haddad se reúne com secretário do Tesouro de Trump em meio a negociações sobre tarifas dos EUA

Encontro é o primeiro presencial entre representantes do alto escalão dos dois países desde que o republicano tomou posse

Fernando Haddad e o Secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent (Diogo Zacarias/MF/Divulgação)

Fernando Haddad e o Secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent (Diogo Zacarias/MF/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de maio de 2025 às 16h39.

Tudo sobreFernando Haddad
Saiba mais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu neste domingo com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro ocorreu na Califórnia, onde Haddad está para participar de eventos e reuniões.

Foi o primeiro encontro presencial entre autoridades do alto escalão dos dois países desde que Donald Trump tomou posse, em 20 de janeiro.

Na semana passada, o ministro havia falado da possibilidade da reunião, que ainda estava para ser confirmada. Haddad disse, na quarta-feira, que as tarifas de 10% impostas pelos EUA ao Brasil e outros países deveria permear a conversa, mas ele ressaltou que a relação comercial é conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

“Podemos até falar, mas aí quem conduz a negociação de tarifa nesse momento é o vice-presidente (Geraldo Alckmin)”.

Viagem

Haddad desembarcou neste sábado nos Estados Unidos. A viagem tem como objetivo apresentar o novo plano nacional de datacenters e fortalecer a atração de investimentos em tecnologia no Brasil.

Na agenda, Haddad participa da conferência Milken Institute e terá reuniões com líderes do setor de tecnologia. O ministro também vai apresentar a estratégia brasileira para inovação e expansão da infraestrutura digital em encontros com empresários no Vale do Silício.

Além da pauta de tecnologia, Haddad deve discutir temas como financiamento climático e desenvolvimento sustentável em conversas com investidores internacionais. Depois dos compromissos nos EUA, o ministro seguirá para a Cidade do México para encontros com autoridades locais.

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadEconomiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Brasil

Polícia do Rio diz ter impedido ataque a bomba em megashow de Lady Gaga neste sábado

Lula embarca essa semana para viagens à Rússia e à China

Dois são presos por planejarem um ataque com bomba caseira no show de Lady Gaga no Rio

Polícia desarticula grupo que usava rede social para planejar ataques em show de Lady Gaga, no Rio